Após pousar com sucesso de forma inédita no polo Sul da Lua na última quarta-feira (23), o rover da missão indiana Chandrayaan-3 desceu a rampa do módulo de pouso e começou a sua jornada no satélite natural da Terra.
A (Organização Indiana de Pesquisa Espacial) publicou imagens do pouso e da descida do rover na superfície lunar nas redes sociais. Confira abaixo:
//twitter.com/isro/status/21776263
Agora, a missão vai passar duas semanas explorando os arredores do local de pouso. A composição química da poeira lunar e das rochas são alguns dos pontos que a Chandrayaan-3 pretende analisar.
A espaçonave indiana tem um nome que se traduz em “nave lunar” em sânscrito. Além disso, a missão acontece quatro anos após a primeira tentativa malsucedida da agência indiana de pousar na superfície lunar.
O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, por exemplo, acompanhou o lançamento e comemorou o sucesso da missão. “Dia histórico para o setor espacial da Índia. Parabéns a ISRO pelo notável sucesso da missão lunar Chandrayaan-3”, afirmou a liderança.
Corrida em direção ao polo Sul lunar
As missões que miram o polo Sul da Lua tem como objetivo estabelecer uma presença humana na superfície do satélite durante a próxima década. Contudo, se a humanidade quiser se estabelecer na Lua em algum momento, é ideal ter domínio sobre as condições necessárias para viver ali a longo prazo.
Logo, isso inclui a busca de fontes de água, que se acreditam existir no polo Sul lunar. Desse modo, é possível minerar o recurso natural para consumo e também extrair combustível para as missões lunares ou futuros foguetes que irão à Marte.