“Cozinheiro Assassino”: entenda a história da nova série documental da Netflix
César Román: fuga e condenação
De acordo com o Business Insider, o chef de cozinha fugiu para a Saragoça, no nordeste da Espanha, com um nome falso, José. Por lá, trabalhou como cozinheiro em um bar. A fim de fugir das autoridades, ele ainda perdeu peso, deixou a barba crescer e raspou a cabeça.
Em 2021, César Román foi condenado pelo assassinato, embora ainda alegue ser inocente. O cozinheiro cumpre pena no Centro Penitenciário Soto del Real, perto de Madrid. Ele chegou a afirmar que Paz estaria morando em Honduras, sua terra natal, ou teria sido morta por uma gangue de traficantes, como disse na série.No entanto, segundo o Madrid Metropolitan, as impressões digitais de Román estão em vários locais do armazém. Além disso, eles encontraram celular da vítima em seu apartamento quando ele foi preso. O tribunal de Madrid o sentenciou a 15 anos de prisão por homicídio e profanação de cadáver, além de pagar 250 mil euros à família de Heidi.
Contudo, a advogada da família de Heidi Paz, Alexis Socias, disse ao jornal El País que acreditava que a carta era uma forma de ter acesso a uma vida melhor na prisão. “Em um ano e meio, metade de sua pena será cumprida e esta seria é uma forma de começar a ter acesso a esses privilégios”, explicou.