A Central de Controle do iOS 11 engana o usuário e não desabilita Wi-Fi e Bluetooth
O iOS 11 vem com uma série de truques legais de realidade aumentada. Infelizmente, algo que está menos real nesta nova versão do sistema operacional são os controles rápidos para Wi-Fi e Bluetooth.
• Vários aplicativos bons não vão mais funcionar no iOS 11
• Você já pode baixar o iOS 11 para seu iPhone e iPad
De acordo com uma reportagem do , a Central de Controle do iOS 11, que é ativada ao deslizar de baixo para cima na interface, dá a sensação de permitir que os usuários desliguem o Wi-Fi e Bluetooth de seus celulares, mas em vez disso o botão correspondente apenas desconecta as redes wireless e acessórios. Os chips de Wi-Fi e Bluetooth em si continuam ligados. Ir até as Configurações no iOS 11 ainda dá a opção correta para os usuários realmente desligarem os recursos.
A escolha de design já tinha sido , e pode ser vista no vídeo abaixo.Essa é uma péssima interface por diversas razões, mas principalmente porque engana os usuários que acreditam que desativaram o Wi-Fi e Bluetooth, enquanto os dois serviços permanecem ligados – algo que não deveria acontecer. O Motherboard destaca que na documentação do iOS 11 há informações que confirmam que a Apple decidiu que a Central de Controle não deveria desabilitar esses dispositivos completamente porque ainda queria que serviços incluindo o“AirDrop, AirPlay, Apple Pencil, Apple Watch, Serviços de Localização, e outros recursos” continuassem funcionais. No entanto, poderiam ter encontrado outra maneira de fazê-lo sem esconder informações do usuário.
Além disso, se os usuários acreditam que os dispositivos não estão com recursos ligados, isso pode causar uma falsa sensação de segurança – afinal, as conexões sem fio são a única maneira de invadir um dispositivo móvel sem ter acesso físico a ele.“É estúpido”, disse o pesquisador de segurança Collin Mulliner ao Motherboard. “Não está claro para o usuário.”
Imagem do topo: AP