Cemitério medieval com 240 esqueletos é descoberto sob loja em Gales
Pesquisadores do País de Gales encontraram um cemitério medieval com , sendo metade deles ossos infantis. Os restos mortais foram revelados durante um projeto de construção no local, que será em breve um empório de alimentos.
Há muita história por trás desse espaço. Até 2013, funcionava ali uma loja de departamentos Ocky White. O que nem todos os compradores sabiam é que, no passado, estava erguido na área o Priorado de São Salvador, um local sagrado fundado em 1256 por uma ordem de frades dominicanos.
Apesar do cemitério estar associado ao mosteiro, os pesquisadores explicam que ele serviu como local de sepultamento para toda a cidade de Haverfordwest entre os séculos 12 e 16. Por conta disso, há ossadas não apenas de frades e religiosos, mas de toda a comunidade.
O número de crianças enterradas no cemitério sugere uma alta mortalidade infantil para a época. Além disso, os arqueólogos encontraram sinais de trauma – incluindo perfurações no crânio – de alguns esqueletos.
Ainda são necessárias mais investigações, mas a equipe acredita que as pessoas feridas estavam envolvidas em uma batalha liderada por Owain Glyndŵr com o objetivo de combater a ocupação inglesa do País de Gales. O conflito aconteceu no ano 1405.
A equipe também encontrou pisos ornamentados que parecem remeter a antiga Igreja de São Salvador. O templo permaneceu operacional até o século 16, quando a coroa vendeu a propriedade após a separação entre Henrique VIII, rei da Inglaterra e País de Gales, e a Igreja Católica.
O antigo convento contava ainda com dormitórios, scriptoriums (salas dedicadas à escrita e manuscritos), estábulos e até mesmo um hospital.