O Magic 6 Pro, celular mais poderoso da chinesa Honor, tem uma tecnologia que permite dirigir carros utilizando somente os olhos. A função baseada em inteligência artificial realiza o rastreamento ocular do usuário ao olhar para a tela do telefone e executa comandos em outros dispositivos conectados via Bluetooth.
Durante uma apresentação no Mobile World Congress (MWC) 2024, a Honor demonstrou a nova tecnologia de rastreamento ocular, chamada Magic Capsule. Em desenvolvimento desde outubro do ano passado, o celular utiliza as câmeras frontais e inteligência artificial para identificar o movimento dos olhos.
Como funciona a tecnologia de rastreamento de olhos da Honor
Dependendo do olhar do usuário, o celular executa diferentes funções. Em uma das demonstrações, a Honor utilizou um aplicativo que controla carros pelos olhos com quatro comandos: ligar ou desligar o motor e andar para frente ou para trás.
Para realizar algum dos quatro comandos, o usuário do Magic 6 Pro teve apenas que olhar em direção ao quadrante específico no aplicativo. Segundo a fabricante chinesa, a tecnologia consegue distinguir um olhar rápido de um olhar intencional.
Honor Magic 6 tem controle com os olhos (Imagem: Reprodução/The Verge)
Antes de utilizar a Magic Capsule, os usuários primeiro precisam calibrar o olhar. O processo é parecido com a ativação de impressão digital, por ser necessário olhar para vários pontos da tela. Uma vez configurada, a IA da Honor pode detectar a posição dos olhos das pessoas, a distâncias de 20 a 50 cm.
Para que um comando aconteça, o usuário deve ficar olhar para o alvo por, pelo menos, 1,8 segundo. Além de controlar carros, também a tecnologia da Honor permite atender ou recusar chamadas, abrir mensagens de texto e desativar timers apenas com os olhos.
Por enquanto, o recurso está disponível apenas na China e ainda não tem data para chegar a outras partes do mundo. Também não há informações sobre possíveis montadoras de veículos com interesse na tecnologia.
Grande na China, Honor chega ao Brasil ainda em 2024
Apesar de ainda ser pouco conhecida no mundo, a Honor é a quarta maior fabricantes de celulares no China, segundo a , ficando atrás apenas da Apple, Huawei e Vivo. Esta última não é a operadora de telefonia do Brasil, mas sim a marca chinesa que, aliás, patrocinou os jogos da Copa do Mundo de 2018.
A fabricante, inclusive, chega ao Brasil oficialmente em abril deste ano. A expectativa é que consumidores brasileiros possam ter acesso aos modelos mais recentes da Honor, como o Magic 6 Pro com a tecnologia de rastreamento de olhos, sem precisar importá-los.