Restos de cavalo com sela e arreios são encontrados da cidade romana de Pompeia
O vulcão que destruiu Pompeia em 79 d.C. afetou tanto cidadãos da Roma Antiga como seus animais, como uma impressionante descoberta mostra.
• Arqueólogos descobrem cavalo de 30 mil anos atrás praticamente intacto
Os restos de um cavalo, com seus arreios e selas ainda presos, foram descobertos na Vila dos Mistérios, no parque arqueológico de Pompeia, na Itália, segundo reporta a . A antiga vila de luxo é uma propriedade suburbana bem preservada nos arredores de Pompeia, sem saída para o mar. Massimo Osanna, o diretor geral do parque, disse que o cavalo provavelmente pertencia a um militar de alta patente, possivelmente um general ou algum magistrado militar de alto nível.
Photos: Archaeologists uncover evidence of 2,000-year-old horse bodies in Pompeii, Japan’s emperor celebrates his birthday, and more
— The Wall Street Journal (@WSJ)
Em 79 d. C., o Monte Vesúvio entrou em erupção, destruindo a cidade romana e deixando apenas pedras e cinzas. Uma nuvem densa e rápida de gás quente e detritos fez com que muitas pessoas morressem — seus corpos foram encontrados na posição em que estavam. Milhares de moradores foram mortos durante a erupção, muitos deles, inclusive, estavam tentando deixar o local. De fato, a condição deste cavalo recém-descoberto, com seus arreios e sela presa, sugere que o animal estava sendo preparado para a evacuação.
Junto com a sela e os arreios, os arqueólogos encontraram fragmentos de madeira e aparas de bronze, além de outros dois cavalos puro-sangue, segundo a . A Vila dos Mistérios e seu estábulo ficavam na periferia norte da cidade.
Como muitos moradores de Pompeia, os cavalos provavelmente tiveram um “fim feroz e terrível” nas palavras de Osanna, sendo sufocados pelas cinzas e o calor das nuvens quentes e nocivas do gás vulcânico. Arqueólogos têm explorado os restos da Vila dos Mistérios, um patrimônio mundial da Unesco, desde 1909, mas a nova descoberta mostra que ainda há muito a ser revelado.
[]