Casa é arrastada por rio após derretimento de geleira no Alasca; veja o vídeo
A queda da casa aconteceu por conta das inundações após a explosão de uma barragem glacial na capital do Alasca
A capital do Alasca, nos Estados Unidos, está passando por inundações recordes desde este final de semana. Uma casa chegou a ser arrastada pelo rio, mostram imagens capitadas por um drone.
A queda aconteceu por conta das inundações após a explosão de uma barragem glacial. As autoridades emitiram ordens de remoção para os moradores de um bairro em área de risco.
A correnteza também destruiu diversas estruturas e derrubou árvores ao longo do rio Mendenhall, localizado em Juneau, de acordo com o .
Segundo as autoridades da cidade de Juneau, os detritos estão sujando o rio e prejudicando o fluxo da água, causando um evento “extremo” no local.
“Não pensamos que isso fosse possível”, disse ao canal de televisão CBS Aaron Jacobs, hidrologista do Serviço Meteorológico Nacional de Juneau.
O nível do lago Mendenhall, atingiu o pico de 4,5 metros no sábado (5), bem acima do recorde anterior de 3,6 metros registrados em julho de 2016.
Mudanças climáticas no Alasca
O risco de inundação de geleiras derretidas no Alasca aumenta à medida que o clima bate recordes nos EUA, segundo um estudo publicado na Nature Climate Change.Segundo os cientistas, o Alasca está aquecendo duas vezes mais rápido que a média mundial, com temperaturas em fevereiro e março batendo recordes.
A maioria das mais de 200 aldeias indígenas no Alasca são afetadas pela erosão e inundação, e 31 enfrentam “ameaças iminentes”. Os dados são de um relatório de 2009 do Government Accountability Office, Além disso, entre os anos de 1901 e 2016, as temperaturas médias do continente dos Estados Unidos aumentaram 1ºC. Enquanto no Alasca o aumento foi de 2,6ºC, segundo dados do Centro de Avaliação e Políticas do Clima do Alasca.