Carteira do Google libera pagamentos com QR Code no Brasil; saiba como usar
Disponível para celulares Android, pagamento via QR Code da Carteira do Google está disponível para cartões Elo, Mastercard e Visa
A Carteira do Google também poderá ser usada para pagamentos em celulares sem NFC. O Google começou a liberar as transações via QR Code no Brasil nesta terça-feira (14). A nova modalidade é compatível com maquininhas da Cielo, GetNet e Rede e pode ser usada em cartões com as bandeiras Elo, Mastercard e Visa.
A estreia expande as possibilidades da carteira virtual para Android e Wear OS. Além das transações por aproximação, via NFC, a câmera do celular pode ser usada para ler um código QR no terminal de pagamento. Dessa forma, os usuários têm uma alternativa para deixar o cartão em casa ao fazer compras, por exemplo.
O recurso também atende a uma necessidade do mercado nacional. Uma pesquisa do IDC, apresentada pela gigante das buscas, mostra que seis em cada dez celulares Android vendidos no Brasil nos últimos três anos não têm NFC. A tecnologia, vale lembrar, é necessária para fazer pagamentos por aproximação.
QR Code funciona com as principais bandeiras do Brasil
A utilização do recurso é universal. O Google aponta que o pagamento por QR Code está disponível em lojas que utilizam terminais de pagamento da Cielo, Getnet e Rede. A plataforma também é compatível com cartões de débito e de crédito da Elo, Mastercard e Visa, que podem ser emitidos na maioria dos bancos do Brasil. Os pagamentos com QR Code também podem ser feitos à vista ou em parcelas.Para fazer o pagamento, é simples. Ao abrir a tela inicial da Carteira, basta selecionar a opção para fazer o pagamento pelo código e solicitar o lojista para gerar um QR Code na maquininha de cartão. Depois, você só precisa apontar a câmera do celular para o código e usar a biometria ou senha para aprovar a compra.
“Quando você usa a Carteira para pagar em lojas, inclusive ao escanear códigos QR, nós não enviamos para a empresa as informações reais do seu cartão”, disse Elisa Jóia, head de operações de pagamentos do Google para América Latina. “Em vez disso, o comerciante recebe um número criptografado exclusivo, um token, que identifica seu pagamento.”
A Carteira do Google está disponível para .