Uma das ações que mais engajam os usuários do Spotify é a retrospectiva de final de ano da plataforma de streaming. Todos os anos, em meados de dezembro, o serviço oferece dados interessantes sobre o consumo de música ao longo do ano, mostrando gêneros, artistas, músicas e podcasts mais ouvidos dentro do período de doze meses.
Agora a plataforma lançou uma nova possibilidade para engajar os usuários também no início do ano, o “Playlist para o Futuro”, uma cápsula do tempo onde os usuários podem adicionar músicas para relembrá-las novamente em janeiro de 2024. Antes disso, é impossível ouvir a playlist.
É necessário destacar que o período para fazer sua cápsula do tempo é curto, o prazo limite é 31 de janeiro.
Para começar a criar a playlist é preciso se certificar que está com a versão mais recente do serviço de streaming e atualizá-la caso haja alguma atualização pendente. Feito isso, é só acessar a página do Playlist para o Futuro e escolher a cápsula do tempo de sua preferência. Para guardar a mensagem a plataforma oferece as seguintes opções: garrafa, urso de pelúcia, máquina de chicletes, bolso de calça jeans e lancheira.
O Spotify irá solicitar ao usuário que responda algumas perguntas com músicas, como “uma música que é sua obsessão secreta”, “uma música que não vai fazer o menor sentido daqui a um ano” ou “uma música que você queira guardar na cápsula porque sim”. Ao terminar é só fechar digitalmente a cápsula e enviar. Caso o usuário queira, ainda é possível compartilhar um cartão personalizado nas redes sociais, assim como acontece no Wrapped.
De acordo com o Spotify o recurso está disponível na Alemanha, Austrália, Arábia Saudita, Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, República Tcheca, Dinamarca, Egito, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos França, Filipinas, Indonésia, Itália, Japão, México, Marrocos, Nova Zelândia, Polônia, Portugal, Reino Unido, Suécia e Turquia.