O canibalismo pode ser bom para algumas populações, diz estudo
• Os humanos do Paleolítico não viraram canibais por causa das calorias
• Por que louva-a-deus fêmeas devoram seus parceiros durante o ato sexual
A equipe analisou muitas pesquisas anteriores sobre certas doenças em várias espécies diferentes de insetos, peixes e sapos. Uma espécie de lagarta e mariposa (Spodoptera frugiperda), por exemplo, pode sofrer de um vírus específico que a impede de crescer, fazendo com que pareça um lanche gostoso para uma lagarta saudável. Mas se as lagartas saudáveis estão comendo as doentes, pergunta surge: a espécie vai sucumbir com a doença ou menos hospedeiros ajudarão a população a seguir em frente?
Ao analisar a literatura e depois de realizar experimentos, os pesquisadores descobriram que o canibalismo pode ajudar a reduzir um patógeno em uma espécie. Mas isso não é necessariamente verdade. Em comunidades onde vários indivíduos consomem o mesmo cadáver doente, a população poderia sofrer, devido ao número de infecções maiores do que o número de hospedeiros infectados comidos. O time publicou no periódico The American Naturalist.
Eu enviei o artigo a alguns pesquisadores que disseram que ele era interessante, mas não tiveram tempo para enviar comentários específicos.Eldert acha que o conhecimento dos benefícios do canibalismo para uma população pode ajudar as pessoas a lidar com coisas como surtos de pragas. A Spodoptera frugiperda, por exemplo, é uma praga tanto nos Estados Unidos quanto na África. Mas “o canibalismo pode ter aplicações potencialmente amplas e impactos no biocontrole”, ele disse. “Se você não entendê-lo, não pode usá-lo como uma ferramenta para controlar surtos de pragas”.
Vale ressaltar, que você obviamente não deve devorar o seu vizinho. No entanto, Eldert gostaria que as pessoas dessem uma outra olhada crítica sobre como o canibalismo funciona na natureza. Pode dar algumas dicas científicas importantes. []Imagem do topo: Youtube (Captura de Tela)