Câmeras escondidas captaram imagens raras de um grupo de pandas-vermelhos procurando por comida em um campo nevado. O vídeo foi feito na Reserva Natural Nacional Gaoligong Mountain, na província de Yunnan, que fica na região sudoeste da China.
Segundo o site China Daily, . As imagens foram encontradas enquanto funcionários que trabalham na administração da reserva estavam fazendo a triagem de dados captados por câmeras infravermelhas.
O vídeo das criaturas gordinhas, que ganharam destaque recentemente por causa da animação “Red, crescer é uma fera”, pode ser visto abaixo:
O panda-vermelho é um pouco maior que um gato doméstico e tem o seu corpo coberto por uma espessa camada de pelos, que os ajuda a suportar o frio e evitar que a neve entre em contato com a sua pele.
A espécie está na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza), pois estima-se que exista uma população em declínio composta por .
Como o animal é herbívoro, a perda de árvores e bambu – em decorrência do desmatamento – está causando uma redução preocupante na sua população. Quase 50% do habitat da espécie está no leste do Himalaia – principalmente na Índia, Nepal e Butão, além da China.
Infelizmente, a maior parte do habitat do animal está localizada fora de áreas protegidas. Com o aquecimento global, os pandas-vermelhos também estão tendo que migrar para altitudes mais altas para se adaptar às mudanças climáticas.