Avistar um vombate em seu habitat é algo raro, pois estima-se que existem apenas 400 representantes dessa espécie de mamífero da Austrália. Por isso, os ecologistas do AWC comemoraram o feito.
O vombate é um dos mamíferos da Austrália com maior risco de extinção e é raro também por habitar apenas três locais. Um desses lugares é o RUNR (Richard Underwood Nature Refuge), uma reserva natural onde a câmera escondida flagrou o filhote de vombate.
O ecologista Andy Howe, da AWC, descobriu, por acaso, as imagens do mamífero raro, enquanto analisava mais de 100 horas de gravação da câmera escondida que observava a vida selvagem do local.Em , a AWC informou que o animal era um filhote saudável e a câmera escondida captou as imagens do mamífero raro no início de 2023, destacando que os vombates do RUNR estão conseguindo se reproduzir.
Segundo Howe, isso é um sinal positivo, indicando que os esforços de preservação da espécie, incluindo a criação de áreas de proteção, estão se provando eficientes.
Veja as imagens do mamífero raro gravadas pela câmera escondida:
“As câmeras são parte de um financiamento do governo australiano, que também vai abranger pesquisas futuras e ações de preservação. Isso inclui o combate a incêndios e o aperfeiçoamento da diversidade genética dos animais.
O combate a incêndios é super importante na Austrália, pois as queimadas já afetaram várias espécies da fauna do país, incluindo os vombates.
Os vombates são mamíferos marsupiais, assim como muitos outros animais famosos da Austrália, como coalas e cangurus. Portanto, o raro avistamento do mamífero representa um lembrete sobre a importância do trabalho de conservação para evitar a extinção da espécie.