Brasileiro emplaca foto entre as melhores do Sony World Photography Awards
Todos os anos, fotógrafos do mundo inteiro podem se inscrever no Sony World Photography Awards. A competição norte-americana de fotos conta com quatro categorias: profissional, estudante, juvenil e aberto. Os participantes podem se inscrever de maneira gratuita e concorrem a prêmios de até US$ 25 mil (cerca de R$ 132 mil).
Os cliques devem se encaixar em um dos seguintes temas: arquitetura, criatividade, paisagem, estilo de vida, movimento, mundo natural e vida selvagem, objetos, retratos, fotografia de rua e viagens.
Nesta edição, o concurso recebeu 415 mil inscrições. O vencedor do prêmio será anunciado no dia 13 de abril. Saiba a história de cinco fotografias que integram o tema , incluindo a de um brasileiro, Márcio Esteves Cabral:
“Mudanças Climáticas”, por Mark Fitzsimmons
A foto de Mark Fitzsimmons foi tirada no Parque Nacional Nordenskiöld Land, em Svalbard, na Noruega. Na cena, é possível ver um urso polar caminhando por uma paisagem rochosa.
da fotografia, havia uma geleira na região uma década atrás, com a imagem evidenciando as mudanças climáticas. Além disso, esses animais enfrentam hoje problemas ligados ao recuo do gelo, verões mais quentes e também maiores conflitos com humanos que ocupam a região.
“Sozinho em Casa”, por Pietro Formis
O italiano Pietro Formis foi até o fundo do mar para fazer seu clique. Por lá, encontrou um cesto de lixo que virou casa de um peixe da espécie Serranus hepatus. As paredes do objeto foram tomadas por crinoides, também chamados de lírios-do-mar devido a similaridade com plantas.
“Pandora”, por Márcio Esteves Cabral
O fotógrafo Márcio Esteves Cabral representa o Brasil na competição de fotos. O artista usou uma lanterna para iluminar as flores silvestres desse campo aberto, tendo ainda a Via Láctea como protagonista no céu noturno.
Porém, não foi um trabalho rápido. Segundo o artista, foram necessárias várias tentativas para capturar as flores sem a ação do vento vento, já que estava usando longa exposição e qualquer movimentação poderia estragar o clique.
“A Travessia do Rio”, por Arnfinn Johansen
O registro de Arnfinn Johansen mostra um ato de coragem por parte de gnus. Esses grandes mamíferos estavam cruzando o rio Mara, que fica entre a Tanzânia e no Quênia. A situação não era tão tranquila assim, já que vários crocodilos estavam na água no momento da passagem.
“Reino do Periquito”, por Subrata Dey
Por fim, o fotógrafo Subrata Dey fez seu clique na área agrícola de Gumai Bill, em Bangladesh. Na imagem, é possível ver milhares de periquitos que sobrevoam um campo de arroz. Como você deve imaginar, as aves procuram a região devido a oferta de sementes, o que acaba gerando essa superlotação no céu.