Brasil enfrenta a 3ª onda de calor de 2024; veja como será na sua região
O verão brasileiro entrou na reta final com a chegada do mês de março. Mas antes dele terminar, o Brasil ainda vai enfrentar uma nova onda de calor (a terceira de 2024). De acordo com o , a temperatura entre os dias 11 e 15 de março podem ficar até 5ºC graus acima da média.
Contudo, a nova onda de calor não afetará todas as regiões do Brasil. Segundo o instituto meteorológico, ela terá início no Chaco Paraguaio e no norte da Argentina, que são regiões semiáridas do continente.
A massa de ar quente formada ali encontrará um sistema de alta pressão nos níveis médios da atmosfera. Esses fenômenos dificultam a formação nuvens carregadas de chuva, de forma que mantém o clima seco e em constante aquecimento.
Regiões mais afetadas
Ainda de acordo com o Climatempo, a onda de calor deve atingir as regiões próximas aos países vizinhos nos quais teve início. Dessa forma, o Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Veja as áreas mais vulneráveis no mapa abaixo:
Embora o Sul seja afetado como um todo, as maiores temperaturas devem ocorrer na porção oeste da região. O ar quente e seco também se expande para o Triângulo Mineiro e interior de São Paulo.
Pela previsão o oeste paulista também deve enfrentar as maiores altas nos termômetros. Por fim, a onda de calor também chega ao Centro-Oeste, especialmente nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
A porção sul do MT e o sudoeste do MS terão as cidades com maiores temperaturas, de acordo com a previsão meteorológica.
Cuidados necessários durante uma onda de calor
No período do dia 11 ao dia 15, evite longas exposições ao sol e esforço físico. Busque se hidratar com ao menos três litros de água por dia. E não se esqueça da proteção: filtro solar, roupas leves e óculos escuros são importantes.
Leia também:
Quais são os 5 estados que vão sofrer com o calorão dos próximos dias