Brasil ativa novo alerta de desastres para celulares neste sábado (10)
O Brasil deu um importante passo na gestão de emergências. Será ativado um novo sistema de alertas para celulares, voltado para situações de desastres naturais e emergências. A partir deste sábado (10), a Defesa Civil vai poder enviar alertas por mensagens e sinais sonoros a todos os celulares.
A iniciativa foi coordenada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Ela visa aprimorar a comunicação e a rapidez de resposta durante eventos críticos, como enchentes, deslizamentos de terra e tempestades severas.O novo sistema, denominado “Defesa Civil Alerta“, foi oficialmente lançado em um evento realizado em Brasília. De acordo com a Anvisa, o projeto surge como uma resposta à crescente necessidade de ferramentas mais eficazes para a proteção da população em situações de risco, especialmente levando em conta a tragédia climática do Rio Grande do Sul.
Como funciona alerta de desastres para celulares
O “Defesa Civil Alerta” utiliza uma tecnologia chamada “Alerta de Emergência” (Emergency Alert System – EAS). Assim, a tecnologia permite o envio de mensagens diretamente para os celulares em áreas afetadas por desastres.Essas mensagens são enviadas automaticamente e não dependem da ação do usuário para serem recebidas. O sistema é capaz de transmitir alertas em tempo real sobre eventos iminentes.