Boia inteligente no Chile promete salvar baleias com algoritmo IA
Aparelho instalado na costa do Chile ajuda a monitorar baleias e saúde do oceano com ajuda de inteligência artificia. Entenda
Uma nova tecnologia pode ajudar a preservação de baleias ameaçadas de extinção. Trata-se de uma boia inteligente instalada no Golfo do Corcovado, a 1.100 km ao sul de Santiago, no Chile — o primeiro aparelho da iniciativa Blue Boat Initiative, que usa inteligência artificial para monitorar espécies marinhas e os ecossistemas aquáticos.
Nessa área vivem espécies como a baleia-azul, a baleia-sei e a baleia-franca durante a temporada de verão no Hemisfério Sul. Ao mesmo tempo, segundo a , a região também convive com muita poluição sonora, o que prejudica animais que dependem do som para navegação e caça.Nesse sentido, a boia auxilia baleias por meio de um software chamado Listening to the Deep Ocean Environment (LIDO), monitorando seus sons e identificando seu tipo e localização em tempo real. O equipamento também alerta as embarcações próximas para que possam reduzir o ruído e evitar colisões.
Além disso, a boia também contém sensores de temperatura da água, níveis de oxigênio que ajudam a monitorar a saúde dos oceanos e o impacto das mudanças climáticas.