Black Friday 2023: air fryer segue como a estrela das ofertas; entenda o por quê
Lançada em 2010 na feira de eletroeletrônicos IFA, em Berlim, Alemanha, a air fryer se tornou um item quase essencial nas cozinhas de diversos países, incluindo o Brasil. Com a chegada da Black Friday 2023, em 24 de novembro, os eletrodomésticos lideram as buscas por promoções entre os brasileiros. E a famosa fritadeira segue firme como uma a estrela da data.
É fácil entender o que torna a air fryer um item tão cobiçado: é capaz de cozinhar alimentos rapidamente sem usar óleo (ou seja, sem sujar o fogão). Os alimentos podem até não ter o mesmo sabor do que os fritos nas panelas, mas o método de cozimento ainda é um dos que melhor mantêm suas propriedades.Em 2019, um estudo com pesquisadores da FAG (Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz) e UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) descobriu que a comida preparada na air fryer mantém mais compostos fenólicos, atividade antioxidante e concentração de proteínas que as fritas no óleo ou cozidas no microondas. Saiba mais nesta matéria do Giz Brasil.
Rótulos de alimentos nos EUA já vêm com instruções de cozimento em air fryer
A praticidade do aparelho, junto aos seus benefícios à saúde, são alguns dos fatores que a tornam atrativa para o público. E essa preferência já está mudando a indústria alimentícia, aliás. Em julho deste ano, uma reportagem do site norte-americano revelou que cada vez mais empresas alimentícias dos Estados Unidos estão fornecendo instruções de preparo na air fryer em suas embalagens. De acordo com a empresa de pesquisa de mercado Circana, quase dois terços das residências nos Estados Unidos têm air fryers. Em 2017, essa quantidade era de 11%. “As fritadeiras de ar comprimido passaram para o quarto aparelho mais usado no jantar no ano passado. Isso é grande”, disse o analista da Circana Joe Derochowski.Se você ainda não tem a sua, que tal aproveitar a Black Friday para adquirir uma? Confira as sugestões do Giz Brasil: