Black Friday 2023: 5 dicas para se preparar antes e não cair de paraquedas
A Black Friday, a esperada data de ofertas para compras de eletrodomésticos (os mais procurados no Brasil), eletrônicos e mais, chegou. A tradição vem dos Estados Unidos, que promove liquidações sempre após o Dia de Ação de Graças. Por aqui, ela ocorre nesta sexta-feira (24).
Mas, além da data, muitos varejistas e empresários oferecem descontos durante todo o mês, no que chamam de “Black Week” ou “Black Month”. Confira cinco produtos para ficar de olho este ano.
Para saber como se preparar para comprar barato — e com segurança –, confira as dicas do Giz Brasil:
Use cupons de desconto e cashback
Faça cadastros em sites de cupons e cashback para conseguir um desconto extra! O cashback funciona como uma devolução de parte do valor da compra, que pode voltar para para o consumidor em sua conta ou como crédito na loja. Para isso, use sites como “Cuponeria” e “Ame Digital”, por exemplo.
Compare preços
Diversos sites e aplicativos podem te ajudar a comparar preços de produtos em diferentes lojas, escolhendo a opção mais vantajosa para você. Os sites Zoom, Buscapé e Black Friday de Verdade ajudam a verificar a veracidade e a segurança das condições de compra e até criar alertas de preço.Cuidado com a “Black Fraude”
Use o Código de Defesa do Consumidor
O (CDC) Código de Defesa do Consumidor é um grande aliado na hora de comprar com segurança. De acordo com ele, todo cliente tem direito ao arrependimento de compra. Ou seja, em um prazo de sete dias a partir do recebimento, pode desistir de um contrato ou produto sem necessidade de justificativa em compras fora do estabelecimento físico, com garantia de reembolso.Evite boleto e pix na Black Friday
Na hora de pagar, dê preferência a métodos mais seguros, com proteção contra fraude, como o cartão de crédito. Portanto, evite boletos e, se for usá-los, confira se nome da empresa beneficiária no aplicativo ou site do banco está correto. O mesmo cuidado vale para o Pix.Especialistas em cibersegurança explicam por que o Brasil se tornou tão vulnerável a vazamentos de dados. Saiba mais no Giz Brasil.