“Barbie” e “Oppenheimer”: vai ter recorde de bilheteria? Veja os números de estreia

"Barbie" e "Oppenheimer" estrearam nos cinemas na última quinta (20). Juntos, eles fizeram mais de US$ 235 milhões no 1º final de semana
"Barbie" e "Oppenheimer": vai ter recorde de bilheteria? Veja os números de estreia
Imagem: Divulgação/Warner Bros./Universal

O fenômeno “Barbenheimer” é real! Isso porque o público compareceu em peso nos cinemas para assistir o lançamento simultâneo de “Barbie” e “Oppenheimer”. Segundo a , juntos os filmes de Greta Gerwig e Christopher Nolan fizeram mais de US$ 235 milhões no primeiro final de semana — marcando a 4ª maior bilheteria de final de semana da história nos EUA. 

Nos cinemas norte-americanos, “Barbie” faturou US$ 155 milhões em seu primeiro final de semana, um recorde para filmes dirigidos por mulheres. Já “Oppenheimer”, uma cinebiografia com 3 horas de duração, conquistou US$ 80 milhões. Os valores são bem superiores às expectativas iniciais, que apontavam US$ 100 milhões para o longa da boneca e US$ 45 milhões da produção sobre o pai da bomba atômica. 

A Variety aponta que boa parte do público se recusou a escolher entre os filmes e assistiram ambos no mesmo dia. “Este é um fim de semana inequivocamente ótimo para ir ao cinema”, diz David A. Gross, que dirige a empresa de consultoria cinematográfica Franchise Entertainment Research. “’Barbie’ e ‘Oppenheimer’ se complementam nas bilheterias, não tirando audiência um do outro.”

O sucesso do “Barbenheimer”

Pela primeira vez, as bilheterias americanas foram lideradas por uma produção que arrecadou mais de US$ 100 milhões ao mesmo tempo que a vice-liderança ficou acima de US$ 50 milhões. Vale lembrar que os três melhores finais de semana de todos os tempos são de sequências de grandes franquias, com “Vingadores: Ultimato”, “Vingadores: Guerra Infinita” e “Star Wars: O Despertar da Força”. 

O longa de Greta Gerwig inspirado na conhecida boneca chegou a ser exibido em 4.243 cinemas norte-americanos. Já o drama sobre pai da bomba atômica esteve em exibição em 3.610 cinemas, sendo a melhor estreia de Christopher Nolan. Além disso, os dois filmes receberam boas avaliações no Rotten Tomatoes ( e ), além de qualificação “A” no . 

“Os estúdios ofereceram ao público duas histórias originais, inteligentes e únicas que foram feitas para a tela grande”, diz Michael O’Leary, presidente e CEO da Associação Nacional de Proprietários de Teatros, a organização comercial do setor. “As pessoas reconheciam que algo especial estava acontecendo e queriam fazer parte disso.”

Barbenheimer“Barbie” e “Oppenheimer” estreiam juntos em 20 de julho – Imagem: Divulgação/Warner Bros./Universal

O cor de rosa dominando

No fim das contas, o marketing pesado de “Barbie” valeu a pena. Isso porque nas bilheterias internacionais, o filme somou US$ 182 milhões, somando US$ 337 milhões globalmente, e tendo como orçamento apenas US$ 145 milhões. Por outro lado, “Oppenheimer” custou US$ 100 milhões para ser feito, e internacionalmente somou US$ 93,7 milhões, totalizando US$ 174 milhões em todo o mundo. 

Importante lembrar que entre seus muitos recordes, “Barbie” também marcou a maior abertura de um longa dirigido por uma mulher. Anteriormente, “Capitã Marvel”, codirigido por Anna Boden e Ryan Fleck, já detinha o título com US$ 153 milhões em 2019. Enquanto “Mulher Maravilha”, de Patty Jenkins, era o recordista de um filme dirigido exclusivamente por uma mulher com US$ 103 milhões em 2017.

“Barbie” alcançou vários outros recordes de bilheteria, incluindo o maior fim de semana de estreia do ano – superando “Super Mario Bros.” que conquistou US$ 146 milhões. Além disso, ainda segundo a , o público que viu o longa era 65% feminino e 40% menores que 25 anos. Isso é notável, já que os homens geralmente representam a maioria quando um filme gera mais de US$ 100 milhões na estreia.

BarbieImagem: Reprodução/Warner Bros.

Concorrência em queda

Quem não deve ter gostado do fenômeno “Barbenheimer” é Tom Cruise. Isso porque, “Missão: Impossível: Acerto de contas – Parte 1” sofreu uma queda de 64% em seu segundo final de semana, arrecadando apenas US$ 18,8 milhões. O sétimo filme da franquia gerou US$ 118,7 milhões na América do Norte e US$ 370 milhões globalmente até o momento. 

Enquanto isso, “Indiana Jones e a Relíquia do Destino“, da Disney, ficou na lanterninha, arrecadando apenas US$ 6,7 milhões em 2.885 cinemas norte-americanos. Após quatro semanas nas telonas, o filme de ação e aventura de Harrison Ford arrecadou US$ 159 milhões no mercado interno. Por outro lado, no mundo todo, ele somou US$ 335 milhões.

Rayane Moura

Rayane Moura

Rayane Moura, 26 anos, jornalista que escreve sobre cultura e temas relacionados. Fã da Marvel, já passou pela KondZilla, além de ter textos publicados em vários veículos, como Folha de São Paulo, UOL, Revista AzMina, Ponte Jornalismo, entre outros. Gosta também de falar sobre questões sociais, e dar voz para aqueles que não tem

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas

카지노사이트 온라인바카라 카지노사이트