Banana tem calorias e nutrientes até no fiapo grudento (que você costuma descartar)
Conhecidos tecnicamente como feixes de floema, estes “fiapos” são comestíveis e nutritivos. Veja aqui motivos para não descartá-los
Quem nunca tirou os fiapos que ficam ao redor da banana antes de comer? Geralmente, essa parte da fruta não agrada tanto e é descartada. Mas a verdade é que as bananas são ricas em nutrientes – inclusive nos pedaços fibrosos.
Conhecidos tecnicamente como feixes de floema, estes “fiapos” são perfeitamente comestíveis e surpreendentemente nutritivos. Eles promovem a saciedade, melhoram o funcionamento do intestino e ajudam a diminuir o índice glicêmico da fruta.
Ou seja, há vários motivos para comer a fruta com esses pedacinhos junto. Independentemente da espécie, a banana promove diversos benefícios para à saúde e é citada no Guia Alimentar para a População Brasileira como um alimento importante para a nossa dieta.
Segundo o Ministério da Saúde, a fruta é rica em carboidratos e potássio. As bananas contêm cerca de 100 calorias, mas isso varia de acordo com a espécie e tamanho. Esse alimento contém nutrientes essenciais, como fibras, vitaminas A e C, as do complexo B, cálcio, ferro, fósforo, zinco e sódio.
Os feixes de floema não são diferentes. Eles têm a função de “alimentar” a banana enquanto ela cresce. Ou seja, funcionam como canais internos da planta para bombear os açúcares e outros produtos da fotossíntese. Eles precisam ser mais resistentes para desempenhar este papel, por isso, são mais duros e fibrosos em comparação com o resto da banana.
A resistência com os fiapos da banana não ocorre só com os humanos. Vídeos que circularam na web já mostraram macacos descartando os feixes ao descascar a fruta.
Monkeys don’t like the stringy bits on bananas either!!! don’t know what to do with this info yet but it makes me happy to know. — Nature is Amazing ☘️ (@AMAZlNGNATURE)
Segundo Nicholas Gillitt, diretor científico do instituto de pesquisas BerkleyRD, nos Estados Unidos, ainda não foi totalmente comprovado que o valor nutricional dos feixes de floema é diferente. Contudo, é provável que os “fiapos” sejam ainda mais ricos em nutrientes do que o restante da fruta.
“Eles provavelmente contêm mais e variados tipos de fibras e componentes estruturais necessários para sua função. Por causa disso, eles provavelmente teriam um perfil nutricional diferente para os humanos”, afirmou o pesquisador ao site Huffington Post.
Veja quais espécies de banana são mais calóricas
Confira a quantidade de calorias que uma unidade de banana contém, conforme a espécie:- Banana prata (ou catarina) – 39,6 kcal (contém menos carboidratos)
- Banana nanica (ou caturra) – 68 kcal (maior concentração de carboidratos)
- Banana-da-terra – 39,6 kcal (contém menos gorduras)
- Banana-maçã – 56,5 kcal (a mais rica em fibras e proteínas)