Baleias usam “bombas de cocô” em batalha contra orcas na Austrália
Cientistas observaram baleias cachalotes utilizando uma técnica de defesa inusitada contra orcas na costa sul da Austrália. Durante um confronto, as cachalotes liberaram uma “nuvem de cocô” para se proteger das predadoras.
Esse comportamento, capturado em 19 de março, foi testemunhado por especialistas da empresa Oceans Blueprint.A bióloga marinha Jennah Tucker, em entrevista à , descreveu o momento em que as cachalotes defecaram e abanaram suas caudas em meio ao cocô para afastar e confundir as orcas. A estratégia, conhecida como “reserva de diarreia”, permitiu que as baleias escapassem de quase 30 orcas. Veja o vídeo:
Cachalote é a maior das baleias dentadas e o maior predador com dentes. É um mamífero pelágico com distribuição mundial e migra sazonalmente para alimentação e reprodução.Como o “ataque” das baleias é feito
Para realizar o “ataque de cocô”, as cachalotes formaram um círculo com as cabeças juntas e abanaram as caudas em sincronia, um comportamento chamado de roseta, que é outro mecanismo defensivo usado quando estão sob ataque.
A dieta das cachalotes, composta principalmente de lulas, resulta em um cocô de cor avermelhada, o que inicialmente levou os pesquisadores a pensar que se tratava de uma bolha de sangue.