Na última segunda-feira (30), mais uma uma baleia morta apareceu em Lido Beach, na costa de Nova York. De acordo com o site , autoridades dos EUA confirmaram que essa é a décima baleia de grande porte morta na região desde o dia 1° de dezembro. A lista inclui duas cachalotes, a maior espécie.
A baleia recém encontrada é um macho de jubarte. A causa da morte ainda não foi divulgada, mas autoridades associam o problema a colisões com navios.
Segundo a , pesquisadores estimam que o mamífero tinha 12 metros de comprimento, sendo um adulto com cerca de 5 anos de idade.
Em um comunicado, a porta-voz da NOAA (Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA), Allison Ferreira, informou que a Atlantic Marine Conservation Society, que responde a encalhes em Nova York, irá “examinar a baleia mais detalhadamente esta semana”.
Um levantamento da NOAA contabiliza 180 encalhes de baleias jubarte em 13 estados do Atlântico desde 2016. Para a agência, os eventos de mortalidade são “incomuns” e estão sob investigação.
Ferreira relembra que animais como baleias e golfinhos têm o amparo da Lei de Proteção dos Mamíferos Marinhos, sendo ilegal tocá-los ou alimentá-los. “A melhor maneira de ajudar esses animais e mantê-los seguros é chamando socorristas e mantendo-se a dezenas de metros de distância”, diz.