Bafo de alho se combate com iogurte, revela pesquisa americana
A relação da maioria das pessoas com o alho se divide entre amor e ódio. Uma das opções mais utilizadas para temperar refeições no Brasil, ele tem gosto e cheiro fortes e pode deixar quem come com um mau hálito desagradável — o famoso bafo. Mas parece que cientistas acharam a solução: iogurte.
Segundo pesquisadores, a água, a gordura e a proteína contidas no iogurte neutralizam os compostos à base de enxofre que conferem ao alho cru e cozido seu cheiro característico. Dessa forma, os compostos malcheirosos não escapam para o ar.
Os resultados do estudo estão na revista científico .
iogur
Entenda a pesquisa
Estudos anteriores já haviam sugerido que beber leite integral também poderia ajudar a eliminar o mau hálito causado pelo alho. A resposta estava nas proteínas da bebida, que prendem os compostos voláteis antes que elas sejam emitidas no ar.
O tema virou interesse da pesquisadora Sheryl Barringer depois que ela ouviu algumas especulações de que o iogurte também poderia ter um efeito desodorizante.
Para investigar isso, Barringer testou a capacidade de neutralizar o cheiro do alho de duas maneiras. A primeira, com o iogurte como um todo. Já na segunda, ela separou os componentes – água, gordura e proteína – e observou como regiam.
Para cada experimento, os pesquisadores colocaram quantidades iguais de alho cru em frascos de vidro. Depois, usaram espectrometria de massa para medir a quantidade de compostos voláteis presentes antes e depois do tratamento com iogurte.
Proteínas contra o bafo
Os resultados mostraram que o iogurte sozinho reduz 99% dos principais compostos voláteis do alho cru. Quando separados, a gordura e a proteína foram componentes mais eficazes do que a água.
Por isso, o iogurte com maior teor de gordura cumpriu melhor função de eliminar o bafo de alho. Além isso, Barringer também identificou outros alimentos que podem combater o cheiro forte do alimento. Na lista, estão maçãs, hortelã, alface e leite.
Em geral, os resultados levaram a cientista a pensar que alimentos ricos em proteínas poderiam ser formulados especificamente para combater o hálito de alho no futuro.
“Fiquei mais animada com a eficácia da proteína, porque aconselhar as pessoas a comer alimentos ricos em gordura não será bem aceito”, explicou a pesquisadora ao .