Em abril, o WhatsApp informou que ia disponibilizar uma função que perguntava antes para a pessoa se ela gostaria de fazer parte daquele grupo. Agora, parece que a coisa é real mesmo e o WhatsApp está liberando a funcionalidade para mais gente, começando pela Índia, conforme informa o .
Perguntamos para a assessoria de comunicação do WhatsApp no Brasil sobre a disponibilidade por aqui, e eles disseram que não tinham nenhuma atualização sobre o assunto. Oficialmente, a rede disse que ia começar a liberar em abril e já estamos em outubro. Então, existe uma boa chance de começar a pintar o recurso para os usuários brasileiros em breve, dado que o mercado indiano já está recebendo o update.
Como explicamos à época, o recurso consiste em uma configuração na qual você decide quem pode te incluir em grupos automaticamente e quem precisa te enviar um convite. Para ativá-la, é simples:
Vá para Configurações no seu app, e então toque em Conta > Privacidade > Grupos e selecione uma das três opções: “Ninguém”, “Meus contatos”, ou “Todos”.
A opção “Todo mundo” mantém o sistema atual e qualquer pessoa pode te adicionar em chats em grupo.
Selecionando “Meus contatos”, apenas aqueles que estão na sua agenda telefônica poderão te incluir sem perguntar nada – desconhecidos ainda podem incluir seu número, mas você será alertado antes de participar do grupo.
Já a opção “Ninguém” sempre exibirá o convite, independente de quem tenha tentado te incluir em uma conversa.
Se você já está de paciência cheia de ser colocado em grupos, o recomendável é selecionar a opção Ninguém, mas aí vai da sua conta e risco.
O convite para a participação dos chats fica disponível por 72 horas e o administrador ficará sabendo que você não foi adicionado automaticamente – ao selecionar a pessoa para entrar no chat, uma mensagem diz que “não foi possível adicionar fulano” e pergunta se ele quer enviar o convite.
e