Australianos criam “pizza de fibra invisível” que facilita a digestão; entenda
As fibras são componentes dos alimentos que não são digeridos pelo organismo humano. Como resultado, elas permanecem no estômago por mais tempo, retardando a sensação de fome e evitando que o indivíduo consuma mais calorias.
Esses compostos vegetais são conhecidos por ajudar a prevenir a obesidade e o diabetes tipo 2, além de reduzir o risco de doenças cardiovasculares. Porém, alguns alimentos são pobres em fibras, como pães brancos, bolos e pizzas.
Há a opção das massas integrais, mas essas nem sempre preservam o gosto original do alimento e acabam sendo jogadas de escanteio.
Pesquisadores da RMIT University, na Austrália, pretendem mudar essa situação. Para isso, – um produto de amido modificado que pode ser adicionado aos alimentos sem afetar seu sabor, cor ou textura.
O FiberX é produzido a partir de amidos como trigo, milho e mandioca. Basicamente, os cientistas modificaram a estrutura original do amido em nível molecular, obtendo um produto que também não pode ser digerido e possui os mesmos benefícios da fibra.
Segundo a equipe, é possível converter até 80% do amido original em fibra dietética através do método. Os resultados em testes também foram positivos, com os cientistas adicionando o equivalente a até 20% de fibra extra aos alimentos sem que os sabores fossem alterados.
Há ainda alguns desafios antes que possamos comer nossas pizzas saudáveis. Os pesquisadores pretendem, no futuro, encontrar formas mais ecológicas e livres de produtos químicos para aplicar a conversão e produzir o FiberX em grande escala.