Ciência
Aumento de diabetes infantil pode ser consequência da pandemia, mostra estudo
Estudo analisou mais de 37 mil crianças, entre zero e 18 anos e reuniu dados de 17 pesquisas diferentes sobre diabetes infantil
Imagem: Freepik/Reprodyção
Durante a primeira onda da pandemia de Covid-19, uma pesquisa norte-americana apontou que houve um aumento nos casos de diabetes tipo 1 em crianças. Agora, existe a suspeita de que os aumentos possam ter relação direta com a contração de coronavírus
O novo estudo foi publicado pela revista e mostra que, anteriormente, em 2020, os casos de incidência da doença eram 1,14 maior do que os casos registrados em 2019.Assim, o estudo analisou mais de 37 mil crianças, entre zero e 18 anos e reuniu dados de 17 pesquisas diferentes que atestaram esse aumento.
Por que isso aconteceu?
Há a possibilidade que o vírus da Covid-19 possa agir dentro da célula pancreática, chamada de célula Beta. Em contrapartida, é importante lembrar que a insulina é produzida pelo pâncreas e é responsável justamente pela quebra da glicose. Caroline Passone, endocrinologista pediatra do Instituto da Criança e do Adolescente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, explica algumas possíveis causas para o aumento dos casos.“Por ser uma doença que provoca mais sintomas nos infectados, pode causar complicações nas células” aponta a médica. Além disso, existem outras explicações não relacionadas diretamente com a infecção do vírus, conta a especialista.
Por exemplo, o estresse elevado durante os períodos de isolamento social está associado a causas da diabete tipo 1, assim como outras condições autoimunes. Dessa maneira, pacientes que têm tendência a desenvolver doenças autoimunes e que passaram por momentos difíceis podem ser afetados pela doença.
Além disso, devido ao isolamento social, esperaríamos uma diminuição nos casos de diabete tipo 1, uma vez que a doença é desencadeada por quadros virais.
O que é diabetes tipo 1?
Em 5 a 10% dos casos de diabetes, correspondem ao tipo 1, no qual o sistema imunológico atacam as células que produzem a insulina. Assim, não há produção suficiente para fazer com que a glicose entre nas células, permanecendo na corrente sanguínea, ocasionando aumento nas taxas de glicemia.
Sintomas do diabetes tipo 1
Fome frequente;
Sede constante;
Vontade de urinar diversas vezes ao dia;
Perda de peso;
Fraqueza;
Fadiga;
Mudanças de humor;
Náusea e vômito.