A , uma empresa especializada em equipamentos de áudio com sede nos EUA, está apresentando um novo produto capaz de transmitir áudio através da rede de energia. O aparelho em questão chama-se “”, e promete transmissão sonora em múltiplos canais sem nenhuma perda e com alta resolução.
A marca vem apostando muito no novo gadget e dando passos importantes para disponibilizá-lo no mercado. Recentemente, o produto recebeu a certificação Dolby Atmos, a fim de atestar a capacidade do eletrônico em proporcionar uma experiência de áudio espacial.
Aliás, a empresa não escolheu o nome do produto por acaso — embora soe estranho para falantes da variante brasileira do português. “Cu” é o símbolo do cobre na tabela periódica. Isso porque o metal é utilizado em equipamentos de áudio e instalações elétricas em razão de suas propriedades condutivas.
A utilização de cabos de energia para transmissão de informações e dados não é algo novo. A TP-Link, por exemplo, já possui algumas soluções alternativas ao sinal Wi-Fi e à conexão Ethernet. Entretanto, o que a Fasetto vem fazendo com equipamentos de áudio, pode ser considerado algo inédito.
Transmissão pela tomada
O principal desafio no desenvolvimento da tecnologia é, justamente, transmitir informações de áudio por meio de uma infraestrutura desenvolvida e instalada para uma finalidade completamente diferente. Porém, isso pode gerar problemas de latência e interferência, bem como alta incidência de ruídos provenientes da rede de energia.
A Fasetto garante que superou todos esses desafios com o produto capaz de reproduzir som sem perdas de qualidade ou resolução. Executivos da empresa sustentam ainda que a tecnologia desenvolvida internamente é superior a transmissões via Wi-Fi, Bluetooth utilizadas em dispositivos convencionais.
O Audio Cu consiste em um transmissor conectado à energia e a uma Smart TV ou qualquer outro dispositivo com conexão HDMI. Quanto aos receptores, os usuários podem conectar em qualquer tomada do ambiente. Eles contam com uma saída de áudio para emitir sons.
Neste momento, a empresa não divulgou uma previsão de venda do produto. Além disso, as informações sobre preço ainda seguem um mistério.
VEJA TAMBÉM