A atualização mais recente do Windows 11 terá widgets fixos no desktop – incluindo alguns bastante parecidos com os do Windows Vista, versão do sistema operacional lançada em 2007.
A atualização, que entrará gradativamente nos dispositivos de todo o mundo a partir da próxima quarta-feira (24), traz widgets com uma aparência atualizada. São ferramentas, como previsão do tempo e feed de notícias, que ficarão fixados na área de trabalho.
Esse era um trunfo do Windows Vista que sumiu após várias reclamações sobre a dificuldade em acessar os gadgets, demora no processamento e os travamentos nas máquinas.
Agora, a Microsoft promete mudar a forma de operação dos Widgets. O objetivo é fixá-los no desktop para aumentar a produtividade e dar suporte para que terceiros criem widgets específicos para a área de trabalho – algo como aplicativos que podem ser baixados e instalados pelos usuários.
“Os Widgets são outro grande recurso que as pessoas estão usando para ficar sabendo de todas as informações importantes no seu dia a dia”, diz o release enviado à imprensa sobre a atualização.
“A exibição padrão do painel agora apresentará um layout maior com espaço dedicado para aplicativos fixados pelo usuário e um feed personalizado. Ali estarão destaques de notícias e sua coleção pessoal de widgets para que você possa se informar rapidamente”, anunciou a companhia.
Como vai funcionar
A Microsoft não vai eliminar o quadro de widgets, que aparece ao clicar no canto inferior esquerdo (geralmente sobre a previsão do tempo). Em vez disso, vai permitir que os usuários fixem widgets na área de trabalho. É um recurso parecido com os apps interativos do iPad e Android.
É uma notícia interessante, visto que a Microsoft adicionou um suporte específico a widgets de terceiros no Windows 11 no ano passado, enquanto passou a ajudar os desenvolvedores a criar seus apps para desktop.
Segundo o site , a empresa planeja impulsionar esse setor na conferência de desenvolvedores Build 2023, que .
Mais novidades
Além dos widgets na área de trabalho, a Microsoft também anunciou uma série de novidades para o Windows 11. Veja a seguir:
- Novas configurações de privacidade: dispositivos terão sensor de presença para bloquear o acesso a informações assim que os usuários entram ou saem das proximidades
- VPN de fácil acesso: proteção de identidade online ficará na barra de tarefas para ser ativada assim que necessário.
- Pluton: computadores equipados com o processador Microsoft Pluton terão mais resiliência a malware, ataques de hardware e proteção adicional de credenciais. O mecanismo ficará disponível em mais sistemas AMD, incluindo a linha Phoenix.