A partir desta segunda-feira (24), os iPhones começam a receber mais uma atualização do iOS 16. Antes disso, o sistema já havia ganhado upgrades, mas sem grandes novidades, já que o foco foi na correção de alguns bugs que a versão inicial estava apresentando, como a famigerada trepidação na câmera em aplicativos terceiros.
O iOS 16.1 do sistema operacional está disponível para todos os iPhones lançados a partir de 2017 e adiciona melhorias no sistema de carregamento, mais widgets de atividades ao vivo na tela de bloqueio e implementa recursos de acessibilidade na ilha dinâmica, uma das principais novidades da nova geração de iPhones.
Veja a seguir os principais recursos que chegam com a nova atualização:
Carregamento inteligente
Um dos principais recursos que está chegando na nova atualização do iOS 16 é o “Clean Energy Charging”. O recurso foi anunciado no lançamento do sistema operacional da Apple, mas não foi incluído na primeira versão do iOS 16 e está sendo disponibilizado para o público só agora.
O recurso opera em segundo plano quando o celular está carregando. Ele otimiza o carregamento quando a rede utiliza fontes de energia limpa, o que, de acordo com a Apple, resulta em uma diminuição significativa nas emissões de carbono.
Acessibilidade na ilha dinâmica
A ilha dinâmica, recurso presente exclusivamente nos modelos Pro e Pro Max, foi um dos recursos que mais chamaram a atenção no iOS 16. Prova disso, é que a solução encontrada pela Apple para melhorar o design da área com recortes para câmera e sensores, já está sendo implementada em alguns smartphones Android.
A ilha Dinâmica está recebendo mais recursos de acessibilidade na nova versão. Agora será possível baixar a ilha dinâmica da posição “natural” para deixar a utilização do recurso mais confortável para usuários que utilizam a ferramenta com apenas uma mão.
Atividades ao vivo
O recurso de atividades ao vivo consiste na exibição de widgets dinâmicos de aplicativos terceiros diretamente na tela de bloqueio. Com isso, o usuário não precisa desbloquear o celular e entrar no app para ver as informações relevantes de placares de competições esportivas e informações de apps de carro por aplicativo, por exemplo. Agora, a funcionalidade está recebendo suporte para ainda mais aplicativos terceiros que podem ser monitorados através da tela de bloqueio.