Atlas digital recria histórico da relação entre Ucrânia e Rússia
A Ucrânia virou epicentro de discussões mundiais desde os protestos do Euromaidan em 2013, passando pela anexação da Crimeia pela Rússia em 2014, e, agora, com a invasão militar comandada pelo presidente russo Vladimir Putin.
Atlas histórico
O Projeto de Harvard faz um resgate histórico da Ucrânia, abordando, por exemplo, o caso da fome maciça que abateu a país entre os anos de 1932 e 1933, quando foram registradas cerca de 4,5 milhões de mortes. Também é possível visualizar mapas interativos da – mostrando as conexões dinásticas entre a Europa e a Rússia na Idade Média; da chamada – que apresenta as conquistas e destaques da cultura medieval de Kiev Rus; assim como os , durante a Baixa Idade Média.Desastre de Chernobyl
No mapa abaixo (disponível no MAPA) é possível observar a Zona de Exclusão de Chernobyl (tracejado em vermelho), como era em 2016. As áreas coloridas mostram a expectativa de vida de ucranianos do sexo masculino ao nascer em 2019, com o amarelo mais claro apontando a menor expectativa (65 – 66 anos) e o marrom mais escuro a maior (69 – 70).
Relações entre Ucrânia e Rússia
O MAPA mostra ainda uma visão das relações entre Ucrânia e a vizinha Rússia, abordando as conexões históricas entre os dois países, assim como a atual crise na identidade nacional do país do leste europeu, sendo dividido por ucranianos étnicos, russos étnicos e tártaros da Crimeia. Essa mistura tem gerado uma série de divisões etnolinguísticas, históricas e administrativas na Ucrânia, estimulando movimentos separatistas.No site é possível visualizar mapas (abaixo) que mostram a opinião dos ucranianos de diversas regiões do país sobre uma potencial unificação da Ucrânia com a Rússia, algo que foi mais forte no final da década de 1990 (nas regiões mais azuladas), mas que tem perdido força nos últimos anos.
O Atlas Digital da Ucrânia pode ser acessado no .