Até quando vai fazer frio e chuva? Confira o clima neste fim de mês
Depois de um começo de semana de temperaturas altas e atípicas para esta época do ano, a região Sudeste enfrentou um final de semana gelado e com chuva. A massa de ar quente e seco enfraqueceu, os termômetros caíram e uma chuva volumosa atingiu principalmente São Paulo e Rio de Janeiro.
Esse cenário se estende por alguns dias, até o meio desta semana. Nos próximos dias, a temperatura na capital paulista não deve passar dos 16°C aos 22°C. A capital carioca segue a tendência, mas com termômetros levemente mais altos, entre 20 e 24°C.
Espírito Santo e Minas Gerais também devem sentir uma diminuição significativa tanto nas mínimas quanto nas temperaturas máximas.
No do país, as temperaturas também estão baixas e não há previsão de calor. Neste começo de semana, Campos de Cima da Serra pode chegar a 5ºC abaixo de zero e a Grande Porto Alegre, a 0ºC. Mas os termômetros devem ficar mais estáveis com o decorrer da semana.
Chuvas atípicas
Acompanhando o frio, vieram também dias de muita chuva. Os acumulados em alguns pontos do Rio de Janeiro e de São Paulo ficaram entre . Esse volume é incomum na região Sudeste durante o mês de agosto.
O clima também ficou instável no , onde houve períodos de chuva e trovoadas.
As chuvas foram consequência da chegada da frente fria. De acordo com o Climatempo, logo depois da queda das temperaturas, as chuvas passaram a ser influenciadas pelo vento úmido que vem do oceano e encontra o relevo da Serra do Mar.
E as chuvas prosseguem. Mais nuvens irão se formar nos próximos dias, com chuva fraca ou moderada por toda a costa do Sudeste. As capitais, Belo Horizonte, São Paulo, Rio e Vitória, terão uma última semana de agosto com muita umidade.
Entre hoje (28) e terça-feira (29), a chuva será persistente e pode acumular volumes extremamente elevados para agosto. Os alertas de chuva forte atingem a região do Vale do Jequitinhonha (MG), Vitória (ES), Linhares (ES), São Mateus (ES), Baixada Santista (SP) e Angra dos Reis (RJ). Um tempo melhor é esperado na segunda metade da semana, a partir de quarta-feira (30).