Ataques de ransomware estão começando a instaurar a era do caos na cibersegurança
O thriller cyberpunk Piratas de Computador dos anos 1990 é utilizado frequentemente para ilustrar o futuro assustador da cibersegurança, e ele é popular por uma razão. Os cenários perfeitamente fictícios do filme continuam se tornando reais. Pegue como exemplo o ataque global de ransomware que aconteceu nesta semana. É um plot twist que faria Matthew Lillard olhar para a câmera e gargalhar.
• Os possíveis desdobramentos geopolíticos de mais um ataque cibernético
• A melhor forma de se proteger de ransomwares é com um sólido sistema de backup
Imagem: Governo Ucraniano / Facebook
• [Giz Explica] O que é o ransomware e como se proteger dele
Isso nos leva até o momento do ataque. O Guardian sugere que o ataque de terça-feira possui um significado especial, uma vez que aconteceu um dia antes do “Dia da Constituição” na Ucrânia. Esse feriado nacional celebra o aniversário da assinatura da Constituição ucraniana no dia 28 de junho de 1996. Por um ponto de vista diferente, o feriado também marca o dia que a Ucrânia saiu oficialmente da antiga União Soviética. E se você tem acompanhado as notícias internacionais pelos últimos três anos, sabe que a Ucrânia e Rússia não têm tido uma relação muito boa. Os dois países estão travando sua própria Guerra Fria, desde que a em 2014.
Então parece possível que hackers pró-Rússia estejam por trás do ataque dessa semana. Se a missão deles era de fato causar o caos na Ucrânia e entre os aliados econômicos do país, eles conseguiram. Eles não ganharam muito dinheiro, mas provavelmente esse não era o ponto. Ainda assim, ninguém pode negar a possibilidade de que tudo isso foi um ataque clássico de ransomware muito atabalhoado. Mas, sério, vejam essas evidências. “Eu honestamente não sei, porque as duas possibilidades são plausíveis, [mas] eu apoio mais o lado da teoria envolvendo a Rússia [dado] o momento”, disse o empreendedor do mercado de segurança Ryan Lackey ao Gizmodo. “Mas facilmente poderia ter sido algum tipo de esforço de equipe de hackers, onde algum subconjunto que trabalhou em algumas partes mandou bem e um cara ou outro do time estragou tudo”.A teoria Rússia também está em consonância com os recentes acontecimentos envolvendo ataques cibernéticos na Ucrânia. O país foi atingido por milhares de ataques desde que o conflito pelo território da Criméia esquentou há alguns anos. Em dezembro do ano passado o conflito esquentou, quando hackers causaram um blecaute em muitos lugares da capital do país, Kiev. Isso aconteceu praticamente um ano depois de um incidente similar em 2015. Os hackers não estão apenas envolvidos – sejam eles russos ou não – com métodos mais avançados, mas eles também estão começando a utilizar esses métodos em outros lugares do mundo, .
Enquanto isso, a Rússia basicamente está bancando a inocente. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, : “[O ataque] prova novamente a tese russa de que tal ameaça exige cooperação a nível global”. O que é algo engraçado para se dizer, uma vez que os pesquisadores de segurança concordam que o ataque teve como alvo a Ucrânia mas se espalhou para seus parceiros econômicos por meio do software MeDoc. Com isso, os invasores criaram de forma efetiva a ilusão de uma cooperação internacional. Eles também aumentaram bastante o potencial de um caos global.O que nos traz de volta para o filme Piratas de Computador. No final das contas, o enredo chega a uma sabotagem que coloca os hackers em meio a um conflito internacional, envolvendo governos e grandes corporações. Visto por determinados ângulos, o ataque dessa semana potencialmente reflete a mesma tensão. Naquela cena, Matthew Lillard fala sobre uma conspiração envolvendo um vírus de computador que “deveria ser atribuído a hackers inocentes” a fim de conseguir uma missão muito maior e muito mais sinistra. Parte do objetivo era criar o caos para distrair o mundo de um ataque muito mais ordenado.
Não sabemos ainda se o ataque dessa semana tem ligações com a Rússia, e talvez nunca saberemos. De qualquer maneira, parece que estamos entrando em uma nova era de ciberataques, onde ataques motivados politicamente pode se esconder atrás da máscara de hackers famintos por dinheiro. É assustador porque na verdade não sabemos quem são os caras mais, e realmente não sabemos o que estão tentando fazer. E terrível porque esses ataques estão acontecendo com mais frequência e os métodos estão se tornando mais sofisticados a cada semana. Mas sério, esse cenário não parece como um thriller cyberpunk? Uma pena que é a vida real.Imagem do topo: