Astrônomos relatam grande número de OVNIs captados na Ucrânia; veja
Conclusão mais óbvia é que objetos possam ser drones, mísseis ou veículos militares que sobrevoaram Kiev a altíssima velocidade. Astrônomos, no entanto, afirmam que sua origem não é clara
Um grupo de astrônomos do Observatório Astronômico de Kiev publicou um novo estudo em que relata ter observado no céu da Ucrânia um alto número de “Objetos Voadores Não Identificados” – os famigerados “OVNIs”.
Esses avistamentos fazem parte de um projeto da NASA, mas que é executado de forma independente por pesquisadores ucranianos. O objetivo é observar e estudar eventos no céu diurno que não podem ser explicados pela ciência como fenômenos naturais conhecidos.
As observações foram feitas por meio de câmeras de vídeo apontadas para o céu e que estão instaladas em duas estações que estudam meteoros, na capital Kiev e em uma vila 120 km mais ao sul, em Vinarivka.
Os astrônomos falam em objetos “fantasmas” – que têm um corpo completamente preto e que não absorve e emite toda a radiação que recebem –, assim como objetos tão rápidos que dificulta a tarefa de fotografá-los.
Os objetos foram vistos voando individualmente, em grupo ou mesmo em esquadrões. Alguns apresentaram comportamento variável, piscando por um centésimo de segundo em média a uma frequência de 20 Hz.
OVNIs voam em altíssima velocidade
Por mais que a conclusão mais óbvia é que esses objetos possam ser drones, mísseis ou veículos militares secretos, os pesquisadores evitaram especular a origem dos mesmos, mas afirmaram que a natureza desses avistamentos “não é clara”.
Eles falam em objetos observados na troposfera, a altitudes de 10 a 12 km, com tamanhos entre 3 e 12 metros, e viajando a velocidades de até 15 km/s – mais de 43 vezes a velocidade do som.
Isso significa que os OVNIs captados estão voando dezenas de vezes acima da velocidade de mísseis hipersônicos conhecidos na atualidade.
Inclusive, essa velocidade de 15 km/s é suficiente para escapar da gravidade da Terra. Nem mesmo as espaçonaves do programa Apollo, que viajaram para a Lua, alcançaram esse número. O recorde atual de uma nave tripulada é o da Apollo 10, que chegou a 11,08 km/s.
O estudo dos astrônomos ucranianos foi disponibilizado recentemente no site . Vale ressaltar que ele ainda não foi revisado por outros pesquisadores.
Recentemente, um relatório do Congresso dos EUA trouxe preocupações de autoridades americanas sobre o fenômeno OVNI e as ameaças que ele representa. O documento pede maiores investigações sobre os objetos misteriosos de origem humana – potencialmente veículos secretos da Rússia ou da China –, assim como aqueles de natureza “não-humana”.