Astrônomo amador capta momento em que Júpiter é bombardeado por asteroide
Um flash foi observado em Júpiter na tarde do último dia 29. Segundo o projeto Organized Autotelescopes for Serendipitous Event Survey (OASES), as imagens de um astrônomo amador japonês podem ter flagrado uma colisão no planeta gasoso.
A breve explosão de luz vinda de Júpiter pode estar associada a um aparente impacto de cometa ou asteroide. “Quando acordei de manhã e abri o Twitter, vi a informação de que havia sido observado um flash na superfície de Júpiter. Naquela noite, ao conferir o vídeo do horário, vi um flash”, disse o dono da conta MASA Planetary Log ao site .
“Tive muita sorte de fotografar esse fenômeno quando ele aconteceu”, completou o entusiasta da astronomia. Ainda não se sabe o que teria causado o impacto. Os cientistas que estudam o planeta também precisam calcular a força da colisão.
きのうのTLで知った木星の閃光、撮影したデータを確認してみたら写っていました。
…声が出ました(^^;
日本時間2023年8月29日1:45、天下時28日16:45です。— MASA Planetary Log (@MASA_06R)
Júpiter como “aspirador” do Sistema Solar
Não é a primeira vez que Júpiter é alvo de impactos por parte de objetos que viajam pelo espaço. “Aspirador” do Sistema Solar é um dos apelidos do planeta. Isso se deve por conta da sua enorme força gravitacional e sua localização próxima ao interior do Sistema Solar, ele é o planeta que mais recebe impactos de cometas.
Um exemplo conhecido disso é que entre 16 de julho e 22 de julho de 1994, mais de 20 fragmentos do cometa Shoemaker-Levy 9 atingiram o hemisfério sul de Júpiter. O impacto do cometa foi tão grande que gerou manchas mais proeminentes do que a Grande Mancha Vermelha. Essas “cicatrizes” persistiram por vários meses.
Nesse sentido, em 2021, uma rocha espacial atingiu a superfície gasosa de Júpiter em outubro do ano passado e o impacto dessa colisão, que pode ter sido a maior em 28 anos.
De acordo com os cientistas que fizeram o registro, essa explosão foi equivalente a 2 milhões de toneladas de TNT.