Astronauta posta foto espacial de São Paulo tirada da ISS
O astronauta Don Pettit, veterano da NASA, divulgou uma foto da cidade de São Paulo vista do espaço. A imagem, registrada ainda em 2003, foi capturada da Estação Espacial Internacional (ISS), durante a primeira missão de Pettit, a Expedição 6.
O astronauta comenta sobre a iluminação das ruas de São Paulo que usavam a postes com lâmpadas de vapor de mercúrio, com uma coloração mais esverdeada, na parte antiga da cidade. Vale ressaltar que a imagem é de antes da proibição do uso de produtos com mercúrio no Brasil.
Sao Paulo, Brazil at night, showing a patchwork of mercury VS sodium vapor lighting visible from . Older mercury vapor lighting is seen as blueish-green in the older, center part of town while yellow sodium vapor lighting appears in the newer surrounding regions.…— Don Pettit (@astro_Pettit)
Invenção do Astronauta possibilitou foto de São Paulo no espaço
Pettit é o astronauta mais velho da NASA, com 69 anos, e vai voltar ao espaço em setembro deste ano, na nave russa Soyuz. Além disso, Pettit é famoso por suas astrofotografias e invenções no espaço, sendo a primeira pessoa a receber uma patente por um objeto inventado no espaço.
Em 2003, o astronauta foi pioneiro ao uma um sistema de tracking (montagem) para tirar fotos de longa exposição em condições de pouca luz. Esse sistema, portanto, anulou o movimento diurno da Terra em relação à estação.
As luzes destacam os centros com grandes populações e as regiões litorâneas, apresentando padrões culturais. No entanto, tirar essas fotos de baixa luz usando os equipamentos a bordo da ISS era um desafio devido aos tempos necessários para fotos de longa exposição.
Desse modo, o astronauta conseguiu capturar imagens sob condições de pouca luz, como a de São Paulo. A foto mostra diferentes cores que definem tipos e gerações diferentes de iluminação pública. Na foto de São Paulo do espaço, o astronauta usou uma câmera Kodak DCS 760, com base na Nikon F5.Além de São Paulo, o astronauta da NASA tirou várias fotos de outras cidades vistas do espaço durante a expedição, como Londres, Cidade do México, Tóquio e várias metrópoles dos EUA.