Os astronautas na ISS (Estação Espacial Internacional) acabam de receber uma nova função: fabricar cimento no espaço. Conforme o programa Artemis avança, a NASA iniciou um experimento para fabricar e misturar materiais visando a construção de uma futura base habitável na Lua.
Na prática, as missões Artemis 3 e 4 vão usar uma instalação temporária na Lua, mas a intenção da NASA é construir uma base permanente. No entanto, o grande empecilho é desenvolver um método de construção eficiente em solo lunar.
Por isso, os astronautas da ISS começaram a testar técnicas de fabricação de cimento no espaço antes do pouso da Artemis 3 — previsto para 2026. No último dia 12, a NASA que estuda formas mais econômicas para construir satélites no espaço, bem como instalações “habitáveis” na Lua.
Para reduzir os custos com o transporte de materiais da Terra, uma opção é “usar o ambiente de microgravidade para misturar o solo da própria Lua com outros materiais”.
Astronauta testa cimento fabricado no espaço
O astronauta Matthew Dominick foi o primeiro “pedreiro” espacial a testar a ideia de fazer cimento no espaço. Dominick misturou um solo simulado da Lua com outros materiais e uma solução líquida para fabricar cimento.
A NASA não revelou os ingredientes, mas afirmou que a mistura foi colocada em dois sacos, com um terceiro saco com água quente ficando no meio deles.
O astronauta da ISS colocou os sacos em um recipiente térmico para chegar à temperatura ambiente da ISS. Posteriormente, a NASA vai enviar a mistura à Terra em uma nave de carga da SpaceX.
Segundo a NASA, a meta é usar diferentes combinações de cimento, água, areia e solo lunar com outros aditivos para não apenas construir estruturas sustentáveis na Lua, mas, também, encontrar alternativas viáveis ao cimento.
Como o cimento demanda muita energia e materiais para fabricação – além de contribuir com a emissão de CO2 –, os astronautas vão testar maneiras mais sustentáveis para fazer cimento no espaço.