“As Tartarugas Ninja: Caos Mutante” aposta em história adolescente para renovar franquia
Em um 2023 cheio de estreias em animações, “As Tartarugas Ninja: Caos Mutante” é a próxima da fila a chegar aos cinemas. O longa tem como principal missão repaginar a franquia dos répteis lutadores, que teve uma recepção muito dividida nas últimas adaptações live-action produzidas por Michael Bay.
Na animação, as grandes estrelas são os jovens Shamon Brown Jr. (Michelangelo), Micah Abbey Donatello), Nicolas Cantu (Leonardo) e Brady Noon (Raphael), atores adolescentes selecionados para trazer um tom mais jovem para os protagonistas.
Além disso, o elenco conta com nomes consagrados em Hollywood, como Jackie Chan, Rose Byrne, John Cena, Paul Ruud, Maya Rudolph, Giancarlo Esposito, além dos rappers Ice Cube e Post Malone.
Confira o trailer dublado no :A premissa do longa é bem simples: contar a história de quatro adolescentes mutantes que passaram a vida toda vivendo nos esgotos de Nova York, mas que nutrem a curiosidade e desejo de viver entre os humanos, algo que o pai, o Mestre Splinter, se opõe de forma veemente.
“As Tartarugas Ninja: Caos Mutante” claramente mira em um público mais jovem, focando em dilemas comuns na vida de adolescentes. O texto trabalha com referências à cultura pop e temas em alta — de TikTok a k-pop. O funcionamento de grande parte das piadas depende, fundamentalmente, do nível de conhecimento do público sobre esses assuntos.
Quem for ao cinema, certamente, dará boas risadas assistindo ao longa. No entanto, isso não salva a produção de apresentar um roteiro bastante genérico. O diretor Seth Rogen, que é referência em produções de comédia, e seu time de roteiristas entregam um material que, mesmo sendo divertido, é previsível.
O estilo visual mistura animação 3D com animação 2D, algo que “Homem-Aranha no Aranhaverso” fez com primor em 2018 — e, desde então, vem inspirando o uso da técnica em outros filmes, como “Gato de Botas: O Último Pedido”, por exemplo.
Mesmo que os roteiristas não se arrisquem tanto, o filme cumpre bem o papel de ser o início de história de origem que começará uma nova saga. Além disso, o longa deixa um gancho em uma cena pós-créditos que dá indícios de que existem planos bem estabelecidos para que produção ganhe uma sequência em breve. Isso dependerá, é claro, do desempenho de bilheteria.
Vale ressaltar que a noticiou recentemente que os produtores têm no horizonte uma sequência e um spin-off, que deve funcionar como uma ponte entre os dois filmes.
“Tartarugas ninja: Caos Mutante”, que tem produção da Point Grey e distribuição da Paramount, estreia oficialmente nos cinemas brasileiros em 31 de agosto deste ano.