“Aranha Messi”: saiba mais da espécie argentina que homenageia o craque
Lionel Messi já bateu muitos recordes e deixou registros importantes na história do futebol. Agora, ele também fez isso no mundo animal. No último ano, o jogador foi homenageado por cientistas, que deram seu nome a uma nova espécie de aranha. Mas calma, o apelido “Aranha Messi” foi o Giz Brasil que deu!
Na verdade, o animal ganhou o nome científico de Acanthogonatus messi. O motivo? O aracnídeo é nativo da região da Patagônia Argentina, no extremo sul do país do craque.
Até agora, a espécie não foi encontrada em nenhum outro lugar do mundo. Apenas em uma área coberta de areia e com arbustos, localizada na costa sul da província de Chubut.
Sobre a “Aranha Messi”
Apesar das aranhas darem medo em muitas pessoas, a nova espécie perde em um dos requisitos para isso: o tamanho. Enquanto as fêmeas da espécie medem, em média, 11,93 milímetros de comprimento, os machos medem cerca de 9,19 milímetros.
Ou seja, são menores que suas companheiras, que já são pequenas. A “Aranha Messi” também possui espinhos na região de seu ventre e costuma ter coloração marrom, tanto no dorso quanto nas patas, embora os tons variem de mais claro para mais escuro.
Geralmente, os machos se diferenciam pela presença do que os cientistas chamam de bulbo palpal, uma estrutura que fica próximo à “cabeça” da aranha e que funciona como um segundo par de apêndices articulados.
Acredita-se que vivam apenas em regiões arenosas e, pelo observado, elas se escondem em buracos. De acordo com o artigo que descreve a nova espécie, publicado na revista , essas aranhas cavam tocas de aproximadamente 15 milímetros de diâmetro.
Além disso, os pesquisadores estimaram que o período reprodutivo da espécie acontece em meados de novembro, segundo comportamento observado entre machos e fêmeas da “Aranha Messi”.
Conheça também a espécie de cobra que recebeu o apelido de Rita Lee, como o Giz Brasil contou aqui.