Arábia Saudita será 1º país a viajar para ISS em voo privado
A Arábia Saudita deve ser o primeiro país a lançar astronautas para a ISS (Estação Espacial Internacional) em um voo privado. Fontes não identificadas que o país árabe deve embarcar em uma cápsula da SpaceX em janeiro de 2023.
As fontes afirmam que o país assinou um acordo no início deste ano com a Axiom Space, empresa que organiza missões privadas ao espaço para pesquisadores e turistas.
Com o acordo, dois astronautas sauditas vão viajar na cápsula Crew Dragon da SpaceX até a ISS, onde ficarão por cerca de uma semana. Os astronautas serão os primeiros da Arábia Saudita a ir ao espaço a bordo de uma nave privada.
Não está claro qual será o valor do voo. A primeira missão da Axiom, em abril deste ano, vendeu cada assento do Crew Dragon por US$ 55 milhões – quase R$ 285 milhões na conversão direta.
Esse é o segundo voo espacial organizado pela Axiom. Por isso, a missão vai se chamar Ax-2. Na ISS, os tripulantes sauditas devem se encontrar com dois norte-americanos: Peggy Whitson, astronauta aposentada da NASA, e o investidor e piloto de corrida John Shoffner.
Os nomes dos astronautas sauditas ainda precisam ser aprovados por um painel. O grupo presidido pela NASA reúne representantes de países da ISS, como Rússia, Canadá, Japão e Agência Espacial Europeia.
Uma pessoa ligada às negociações disse que é muito provável que o grupo aprove a missão.
Na segunda-feira (19), a Axiom anunciou um acordo para lançar os dois primeiros astronautas da Turquia ao espaço no final de 2023. Essa provavelmente deve se tornar a missão Ax-3.