As novidades do iOS 15: FaceTime no Android, áudio espacial, Siri falando alto e mais
A Apple oficializou a nova versão do sistema operacional durante o WWDC 2021. iPhones lançados em 2014 (!) serão compatíveis com o software.
A Apple oficializou nesta segunda-feira (07) o iOS 15. O anúncio ocorreu durante a abertura do Worldwide Developers Conference (WWDC) 2021, que por conta da pandemia de Covid-19 mais uma vez foi realizado totalmente online. O novo sistema operacional tem lançamento previsto para o segundo semestre deste ano.
Os principais novos recursos estão centrados na comunicação, especificamente como usamos textos e chamadas de vídeo para ficar em contato com quem está longe. Mas também temos novas ferramentas de notificação projetadas para minimizar a distração. Abaixo, vamos descobrir o que estará no iOS 15 assim que ele chegar aos iPhones.Mas antes: quais aparelhos vão receber a plataforma?
Aparelhos compatíveis com o iOS 15
É surreal, mas a Apple dará suporte ao iOS 15 para aparelhos mais antigos. Isso inclui os iPhones 6s e 6s Plus, lançados há sete anos (!). Esta é a lista completa de dispositivos que poderão instalar o novo sistema operacional:
- iPhone 6s
- iPhone 6s Plus
- iPhone SE (1ª geração)
- iPhone 7
- iPhone 7 Plus
- iPhone 8
- iPhone 8 Plus
- iPhone X
- iPhone XR
- iPhone XS
- iPhone XS Max
- iPod touch (7ª geração)
- iPhone 11
- iPhone 11 Pro
- iPhone 11 Pro Max
- iPhone SE (2ª geração)
- iPhone 12 mini
- iPhone 12
- iPhone 12 Pro
- iPhone 12 Pro Max
FaceTime
A Apple deu o pontapé inicial no WWDC focando no FaceTime. O aplicativo de videoconferência tem sido bastante utilizado durante a pandemia. Sabendo disso, a empresa está adicionando vários novos recursos que tornarão a comunicação muito mais fácil. O principal deles é que a ferramenta poderá ser utilizada em PCs com Windows e smartphones Android por meio de um navegador web. Donos de iPhone poderão criar um link e enviá-lo a usuários dessas outras plataformas.
O FaceTime agora funciona com a versão de som surround da Apple, chamada Spatial Audio (ou Áudio Espacial), que tornará as videochamadas em grupo mais naturais, como parecidas com a vida real. Dois novos recursos de microfone alternam entre o isolamento de voz, que capta sua voz e abafa o ruído ambiente, e amplo espectro, que permite que suas ligações do FaceTime ouçam tudo o que está acontecendo ao seu redor. As ligações agora também suportam o Modo Retrato, então seu fundo fica desfocado.
Outra novidade é a função SharePlay. Quem tem um console PlayStation certamente vai reparar a semelhança, pois é exatamente o que você está pensando: no novo FaceTime, será possível assistir a filmes, ouvir música e compartilhar sua tela com outras pessoas em uma mesma chamada no aplicativo. O recurso é compatível com apps nativos da Apple, como Apple TV e Apple Music, mas também com alguns serviços de terceiros, como HBO Max, TikTok, Disney+, Hulu, Twitch, MasterClass, Paramount+, NBA e ESPN+. Você pode usar o AirPlay para outro dispositivo Apple durante uma chamada, se precisar assistir em uma tela maior.