Apple compra startup cuja tecnologia pode melhorar bem a Siri
A Apple com alguma frequência compra startups de inteligência artificial para melhorar as capacidades da Siri, mas sua última compra pode tornar a assistente mais fluente em conversa. Segundo a , a Apple acabou de comprar a Voysis, uma startup de inteligência artificial que facilita o uso de um assistente de voz para comprar itens em aplicativos de compras.
Não está claro como a Apple pretende usar a tecnologia desenvolvida pela Voysis, que processa linguagem natural usando softwares que ocupam o mínimo de espaço em um smartphone. Mas o ideal é que a Siri incorpore a Voysis para que o assistente de voz da Apple seja tão fluente quanto o Google Assistente, que entende contexto e frases mais naturais que a Siri.As capacidades da Siri melhoraram desde que a Apple introduziu a assistente de voz em 2011, mas não é tão avançado quanto o Google Assistente ou a Alexa (por muitas razões, muitas delas relacionadas à postura da Apple sobre privacidade). O iOS 13 tornou a voz da Siri mais natural, mas a assistente ainda não consegue entender as perguntas a menos que elas sejam formuladas de forma específica.
A Bloomberg investigou no site da Voysis, que agora não está mais no ar, que explica que sua tecnologia permite que compradores deem ordem a assistentes de voz para restringir os resultados da busca de compras com frases como “preciso de uma nova TV LED”, e “Meu orçamento é inferior a US$ 1.000”. A Apple poderia incluir isso na Siri para facilitar na realização de perguntas contextuais mais difíceis — qualquer coisa além de previsões meteorológicas.Esta é a segunda aquisição surpresa da Apple na última semana, após o anúncio de que comprou o popular aplicativo de previsão do tempo Dark Sky. Esse aplicativo permanecerá funcional no iOS, mas será descontinuado para Android.