Ex-funcionários da Apple dizem que Siri foi lançada prematuramente e relatam “bagunça” no projeto
• Por que escolher entre Android e iOS ainda é importante
• Último relatório de cadeia de fornecimento da Apple detalha problemas trabalhistas alarmantes
Em entrevista ao The Information, antigos funcionários da Apple revelaram que a empresa apressou o lançamento da Siri no iPhone 4s antes da tecnologia estar completamente pronta.
A Apple adquirira a empresa por trás da assistente pessoal em 2010, por US$ 200 milhões, e Steve Jobs foi quem inicialmente impulsionou o projeto. Jobs faleceu um dia depois do lançamento do iPhone 4s, e foi aí que começou a queda da assistente digital, que não tinha mais um líder claro à sua frente.“Quando Steve morreu, no dia seguinte ao lançamento da Siri, eles perderam a visão. Eles não tinham visão da totalidade”, disse um dos ex-funcionários entrevistados pelo The Information.
As fontes ouvidas revelaram que, antes do lançamento do alto-falante inteligente Amazon Echo, sequer havia planos de integrar a Siri ao HomePod, disponibilizado oficialmente no mercado apenas no mês passado. O dispositivo vinha sendo planejado desde 2013. Segundo o The Information:
A Apple vai precisar de mais uniformidade interna e de um objetivo claro para a Siri se quiser ser uma concorrente séria ao Google Assistente e à Alexa. E isso, é claro, precisa se traduzir em uma experiência melhor para os usuários, incluindo, entre outras coisas, melhor interação com apps de terceiros e outros serviços. [, ]“Em um sinal do quão despreparada a Apple estava para lidar com a concorrência, dois membros da equipe da Siri contaram ao The Information que sua equipe sequer sabia sobre o projeto do HomePod, da Apple, até 2015 — depois de a Amazon revelar o Echo no fim de 2014. Um dos planos originais da Apple era lançar seu alto-falante inteligente sem a Siri incluída, de acordo com uma fonte.