Apple revela (sem querer) que iOS 17.3 chegará na próxima semana
Depois de um longo período em testes beta, o iOS 17.3 aparentemente não demorará muito para fazer sua grande estreia. A Apple indicou acidentalmente que a nova versão do sistema operacional dos iPhones pode ser lançada já na próxima semana.
Em um comunicado onde anuncia a chegada da coleção Black Unity 2024, a empresa deixou “escapar” nas letrinhas de rodapé que um wallpaper temático, que faz parte da coletânea, estará disponível para a próxima versão do SO na semana que pode ser o lançamento, previsto para ser a partir de 22 de janeiro.
No trecho, a Apple afirma que o wallpaper estará disponível na semana que vem e para obtê-lo é necessário ter um iPhone XS ou superior executando o iOS 17.3.
O principal recurso que chega na nova versão é a proteção de dispositivo roubado, que exige autenticação biométrica para ações essenciais, como acesso ao aplicativo de banco, por exemplo. Assim, mesmo que o criminoso consiga desbloquear o aparelho e tenha a senha de instituições financeiras, o sistema exigirá Face ID para permitir acesso.
Outra novidade são as playlists colaborativas no Apple Music, que permite mais de um usuário adicionado que pode remover e reordenar músicas em uma lista de reprodução. Como acontece em todas as novas versões, o sistema operacional deve receber algumas melhorias e otimizações, além da correção de alguns bugs.
Apple já trabalha no iOS 18 desde o ano passado
Assim como outras grandes empresas de tecnologia a Apple trabalha em suas próprias ferramentas de inteligência artificial. A assistente virtual Siri, por exemplo, deve receber novas funções IA e ter funcionamento parecido com um chatbot ao estilo ChatGPT, inclusive com recurso de geração de imagens com prompts de texto.
De acordo com a Bloomberg, esta será uma das maiores atualizações já realizadas no iOS e que seu desenvolvimento está sendo bastante desafiador para as equipes da Apple. Em novembro, por exemplo, o trabalho foi paralisado para a equipe focar apenas na correção de bugs e falhas.
O anúncio oficial deve acontecer em junho no WWDC (Apple Worldwide Developers Conference), mas a versão deve ficar disponível para os usuários apenas em setembro, juntamente com o iPhone 16.