Apple lança iPadOS 16 e MacOS 13 Ventura; veja os detalhes
Sistemas trazem novos recursos anunciados na última conferência da Apple, como o controverso Stage Manager e a Continuity Camera
Nesta segunda-feira (24), a Apple lançou oficialmente os sistemas operacionais iPadOS 16.1 e macOS 13. Os sistemas trazem novos recursos anunciados durante o WWDC 2022, como o controverso Stage Manager e a Continuity Camera. Listamos abaixo as principais novidades:
iPadOS 16
O iOS 16 finalmente foi lançado após atrasar por problemas na fase final de desenvolvimento de uma de suas principais novidades: o Stage Manager. O recurso é um uma funcionalidade multitarefa que permite organizar grupos de janelas para trabalhar com diferentes aplicativos simultaneamente.O Stage Manager teve muitos bugs durante os testes, o que obrigou a Apple a adiar o tradicional lançamento no mês de setembro, que normalmente acontece juntamente com o iOS 16. Além disso, muitas pessoas que tiveram acesso antecipado ao recurso da Apple reclamaram publicamente do mal funcionamento do recurso. A versão lançada hoje ainda deve ganhar algumas melhorias com o tempo.
O iPadOS 16 possibilita que os usuários possam editar mensagens já enviadas no iMessage e também desfazer de o envio de e-mail no app nativo da Apple. Os usuários que tiverem interesse podem verificar se há atualização em Ajustes, Geral e Atualização de Software.
MacOS Ventura 13
O MacOS 13 também conta com o recurso de multitasking Stage Manager que funciona de maneira similar a que opera no iPadOS16. Além disso, o sistema traz a funcionalidade Continuity Camera, apresentada durante o WWDC 2022, que permite que os usuários possam utilizar o iPhone como webcam durante uma videochamada.Assim como no iPad 16, o usuário poderá agendar e desfazer envios de e-mail no gerenciador nativo do sistema. Além disso, o Ventura aprimorou o sistema de pesquisa do Spotlight, que agora permite que os usuários possam agendar alarmes e executar atalhos.
Para verificar se há atualização basta ir em Apple, Preferências do Sistema e Atualização de Software. Lá o sistema fará uma busca por novas atualizações e, caso encontre o MacOS 13, o usuário poderá fazer download e instalar a nova versão automaticamente.