Apple: confira os principais recursos de IA do iPhone 16
A Apple apresentou o iPhone 16 na última segunda-feira (09) com atualizações de hardware e algumas novidades no design. Entre eles, um novo alinhamento de câmeras, nas variantes mais básicas, e um novo botão para controle de câmera, presente em todas as versões.
IA é o destaque da Apple para o iPhone 16
Mesmo com novidades na parte física, o grande destaque do evento global “” foi o software. Isso se deve à chegada da inteligência artificial aos iPhones, um dos recursos mais badalados do iOS 18 — considerada pela Apple a maior atualização da história de seus sistemas operacionais móveis.
Assim como seus concorrentes, a “maçã” vem apostando em recursos úteis no dia a dia para facilitar a vida de seus usuários e poupar tempo automatizando algumas tarefas mais trabalhosas. Confira a seguir as novidades de IA que estão chegando em breve:
Resumos inteligentes
A capacidade de processamento de linguagem dos modelos de IA modernos está se tornando cada vez mais sofisticada. Uma das competências mais úteis é a de “compreensão” de textos complexos e geração de resumos inteligentes, útil para quando os usuários não têm muito tempo para ler conteúdos muito extensos.
O iPhone 16, juntamente com o iOS 18, oferecerá resumos inteligentes diretamente do gerenciador de e-mails nativo do sistema. Além disso, notificações de aplicativos na tela de bloqueio também serão reescritas de forma mais condensada e direto ao ponto graças ao poder da inteligência artificial.
Organização de notificações com IA no iPhone 16
Por falar em notificações, uma das principais novidades apresentadas pela gigante de Cupertino foi o gerenciamento inteligente de notificações. Além de gerar resumos, o próprio sistema será capaz de organizar as notificações por ordem de relevância e prioridade.
Edição de imagens
Outro recurso interessante de IA que chega nativamente ao aplicativo de Fotos da Apple é a edição generativa de imagens. Com isso, será possível remover pessoas ou objetos indesejados de fotos apenas com alguns poucos cliques e sem necessidade de utilizar ferramentas de edição terceiras.
Anteriormente, para utilizar a funcionalidade era necessário utilizar o gerenciador de galeria do Google, que oferece um número limitado de edições alimentadas por IA. Para utilizar todas as capacidades sem restrições é necessário realizar uma assinatura no serviço Google One.
Apple Intelligence vem aí: veja lista de iPhones que terão o recurso IA
5 recursos da câmera do iPhone que você provavelmente não conhecia
Siri em versão repaginada
Chamada pela Apple de “a assistente virtual original”, a Siri está recebendo uma grande repaginada e, finalmente, deixará aquele aspecto mais “robótico” de lado. Segundo a empresa, graças à IA, a assistente oferecerá aos usuários interações mais naturais e relevantes.
Além disso, a companhia fechou uma parceria com a OpenAI, startup responsável pelo badalado ChatGPT, que na prática possibilitará uma integração direta entre a assistente da maçã e o chatbot de IA mais famoso do mundo, tudo isso para oferecer respostas mais relevantes sobre consultas mais complexas.
Emojis gerados por IA
Outro recurso que chega ao iPhone 16 é a ferramenta de criação de emojis com IA. O recurso vem habilitado nos aplicativos nativos da Apple e para gerar emojis ele exige apenas que o usuário faça uma breve descrição de texto sobre o que deseja criar. O resultado é exibido quase instantaneamente.