A Apple não veio à CES, mas está por toda parte
Enquanto turistas e jornalistas de tecnologia tiravam fotos do anúncio, outra coisa estava acontecendo silenciosamente nas salas de conferência ao longo da Las Vegas Strip: softwares da Apple estavam aparecendo nas TVs.
• CES 2019: Novas TVs da Sony também terão suporte ao AirPlay 2 e HomeKit, da Apple
• CES 2019: A Samsung anunciou uma TV enorme 8K, tecnologia MicroLED e um monte de coisas conectadas
• Acompanhe nossa cobertura da CES 2019
Isso nos leva de volta à CES, onde a Apple não está presente, mas está ao mesmo tempo. Pelo menos, seguindo as notícias da AirPlay, a empresa está na mente de todos. Nos últimos dias, muitos investidores e fãs foram surpreendidos pelo anúncio de que a companhia estaria diminuindo suas estimativas de lucros do primeiro trimestre deste ano. Apontando para a desaceleração das vendas do iPhone e para a China, a empresa admitiu que as coisas não estão indo muito bem em seu tradicional negócio de venda de smartphones.
Enquanto isso, o negócio de serviços da Apple — que inclui não apenas o iTunes, mas também App Store, iCloud, Apple Music e um número incalculável de produtos futuros — está em expansão. Portanto, não é difícil imaginar como a transmissão de conteúdo da Apple para milhões de novas TVs feitas por outras empresas poderia ser um grande benefício para Tim Cook e seus amigos em Cupertino. Basicamente, esse anúncio na CES sobre o AirPlay e o HomeKit serve como um silencioso “deixa comigo” da Apple. Aquele anúncio enorme perto do Centro de Convenções de Las Vegas, por outro lado, é mais barulhento. Ele está literalmente se aproximando daqueles que vêm e vão do palco principal da CES e, especialmente desde que o Google envolveu o monotrilho em um anúncio para o Assistente, ele está gritando para lembrar as pessoas que a Apple está comprometida com a privacidade de uma maneira diferente de seus concorrentes. Sim, seus dados vivem no seu iPhone de uma forma que é diferente do mundo despreocupado dos dispositivos Android. Não, o anúncio parece sugerir que você não deve confiar em empresas cujos modelos de negócios são baseados na exploração de seus dados pessoais. Mas também, claro, a Apple ficaria feliz em vender alguns serviços que você pode acessar em dispositivos feitos por outras empresas. Na verdade, a Apple está prestes a tornar isso mais fácil do que nunca. Portanto, mesmo que você não veja um estande da Apple na CES 2019, a empresa insiste que você reconheça sua presença. À medida que as novas TVs saem da linha de montagem e recebem atualizações de software neste ano, elas estarão prontas para exibir o conteúdo da Apple e oferecer suporte a dispositivos Apple. A companhia continuará a oferecer novas maneiras para seus clientes colocarem dinheiro em serviços. A Siri, pensamos nós, vai continuar sendo uma droga às vezes, mas isso pode não importar no final. Ela não será a única escolha de controle de voz, o que é bom, porque a Apple está subitamente aberta a novas ideias. Contanto que, de alguma forma, elas te tragam de volta para a companhia da maçã.Siga o para acompanhar curiosidades e as últimas novidades da CES 2019!