App de localização de smartphones Android vai passar a exibir mapas de locais fechados, como shoppings e aeroportos
Existem diversos serviços para ajudar os usuários a encontrarem seu smartphone, e o “Encontre Meu Dispositivo”, do Google, agora conta com uma nova função: mapas internos. Basicamente, se você perdeu seu celular Android em algum estabelecimento, como shopping ou aeroporto, poderá encontrá-lo com mais facilidade. • Seu Android envia dados de localização para o Google […]
Existem diversos serviços para ajudar os usuários a encontrarem seu smartphone, e o , do Google, agora conta com uma nova função: mapas internos. Basicamente, se você perdeu seu celular Android em algum estabelecimento, como shopping ou aeroporto, poderá encontrá-lo com mais facilidade.
• Seu Android envia dados de localização para o Google mesmo com a opção desativada
O recurso, é claro, depende do local em questão ter seu mapa interno enviado ao Google. Isso acontece principalmente com shoppings e aeroportos, como citamos acima, mas não exclusivamente. A funcionalidade acaba, de certa forma, virando mais um incentivo para que mais locais contem com seus mapas internos no banco de dados do Google.
O Encontre Meu Dispositivo também permite a criação de um toque específico para facilitar que você encontre seu aparelho, além de fornecer a possibilidade de apagar os dados do dispositivo remotamente, caso pareça que será difícil de encontrar. Se cair nas mãos erradas, ao menos o dano é menor.
Vale apontar, no entanto, que o Google Maps já exibe mapas internos há um bom tempo, incluindo navegação interna nesses espaços por meio do GPS. A tecnologia, no entanto, não é tão precisa em locais fechados. Portanto, não pense que será exatamente moleza encontrar seu celular nesses ambientes. Só ficou mais fácil. A melhor sugestão segue sendo que você tenha extremo cuidado com o aparelho — ou qualquer pertence.
Em breve, a funcionalidade também poderá ser estendida à sua casa, segundo o . Isso porque o Google acrescentou suporte a 802.11mc no Android 9 Pie. A tecnologia, conhecida como “Wi-Fi Round Trip Time (RTT)”, dá a dispositivos a capacidade de se posicionar precisamente em ambientes fechados, trazendo também navegação indoor acurada. Entretanto, ainda não existem roteadores para o público capazes de possibilitar o Wi-Fi RTT. O Google, por outro lado, prometeu que o seu roteador Google Wi-Fi que será lançado ainda neste ano trará suporte à tecnologia.
[]