O aplicativo Elfie, desenvolvido no Brasil, tem a proposta de ajudar no controle da hipertensão rastreando os hábitos dos pacientes. Enquanto isso, ele permite aos usuários acumular pontos e descontos, que podem ser trocados em farmácias em compras de remédios.
No app, é possível inserir dados como peso, altura e pressão arterial. Ele ainda alerta quando é a hora de tomar os medicamentos e serve como um diário para o acompanhamento da pressão com os médicos.
O objetivo é incentivar o controle da doença de forma autônoma. Um da Universidade de Michigan, nos EUA, publicado em setembro, mostrou que apenas 48% das pessoas com hipertensão verificam a pressão arterial em casa.
Para incentivar o controle, o app Elfie cria um plano de monitoramento de saúde que dá pontos aos usuários após a conclusão de tarefas. Depois, a pontuação se converte em descontos em farmácias e lojas de artigos esportivos.
“Sabemos que um terço da população mundial sofre com a hipertensão e a única forma de se obter o diagnóstico é através da aferição da pressão arterial”, disse o cardiologista Audes Feitosa, ex-presidente do Departamento de Hipertensão Arterial da SBC.
Doença silenciosa, estima-se que quase 30% dos brasileiros sejam hipertensos. No mundo, a condição mata mais de 9 milhões de pessoas por ano. No Brasil, são 140 mil mortes anuais.
O app é um incentivo aos pacientes porque não basta só fazer o tratamento: é preciso controlar a pressão arterial constantemente. Saber se sua pressão está desregulada pode ser uma informação essencial para agir de antemão e procurar um médico.
Isso pode reduzir o risco de morte por AVC (acidente vascular cerebral), que tem 80% dos casos relacionados à hipertensão. O controle também reduz a incidência de ataques cardíacos, que têm 60% das mortes associadas à doença.
É possível fazer o download de forma gratuita do app Elfie na e .