Seu apêndice talvez não seja tão inútil quanto você pensa
• Um sensor pode detectar 17 doenças apenas analisando o seu hálito
• Você deixaria esta cobra robótica ser usada para te operar?
Mas nem todo mundo acredita que o apêndice é completamente inútil. Em 2007, uma equipe de biólogos da Universidade Duke que o apêndice serve como um “lugar seguro” para bactérias importantes. Um publicado no periódico Comptes Rendus Palevol mostra evidências para tal afirmação, revelando que o apêndice é um órgão importante que evoluiu de forma independente diversas vezes no reino animal.
Ao traçar a história evolutiva de animais com apêndice, os pesquisadores conseguiram ligar o antes órgão digestivo com o seu papel de órgão imunológico secundário e como repositório para microorganismos valiosos., professora de anatomia da Midwestern University Arizona College of Osteopathic Medicine, analisou 533 espécies diferentes de mamíferos procurando a presença ou ausência do apêndice, e descobriu que ele surgiu separadamente mais de 30 vezes.
Curiosamente, ela descobriu que uma vez que o apêndice aparece numa espécie, quase nunca ele desaparece por completo. Isso sugere que o órgão manteve sua finalidade adaptativa – que pode ter surgido como uma função secundária, uma vez que o órgão perdeu sua função original. Trabalhando com os pesquisadores do Centro Médico da Universidade Duke, Universidade de Stellenbosch na África do Sul e do Museu Nacional de História Natural na França, Smith descobriu que espécies com apêndice tendem a ter maiores concentrações de tecidos imunológicos (na forma de tecido linfóide) no ceco (uma bolsa que conecta o intestino grosso e delgado).Imagem: Skeeze/Pixabay.