//www.popsci.com/science/worlds-oldest-living-aquarium-fish/Em mais uma série de vazamentos dos documentos confidenciais do “Caso Activision”, um e-mail vazado madrugada desta terça-feira (19) revela que o antigo sonho da Microsoft em comprar a Nintendo ressurgiu em 2020.
O vazamento mostra uma troca de e-mails, de agosto de 2020, entre Phil Spencer, CEO da Microsoft Gaming, e os executivos Takeshi Numoto e Chris Capossela, sobre comprar a Nintendo.
In Aug. 2020 Phil Spencer mulled prospects of buying Nintendo (or Valve), said Microsoft's board "are fully supportive on either if opportunity arises"
Thought outside investment in N might create more opportunity for MS, but "I don't think a hostile action would be a good move"
— Stephen Totilo (@stephentotilo)
Com o título “ideia aleatória”, Spencer afirma no e-mail que a “Nintendo é o principal ativo para a Microsoft na divisão de games”, e comprar a empresa japonesa seria um dos grandes momentos da sua carreira.
Além disso, para Spencer, a junção Microsoft e Nintendo seria ótima para as duas empresas, mas reconhece a posição da Nintendo em relação a colaborar com outras empresas.
Ainda no e-mail, Spencer afirma que conversou várias vezes com os executivos da Nintendo sobre aumentar a colaboração entre as empresas e ressalta que, das companhias americanas, a Microsoft teria a maior chance de comprar a Nintendo.
Spencer também informa que o CEO da Microsoft, Satya Nadella, apoiou a ideia da compra, mas o foco da empresa era o TikTok naquela época.
Em resposta ao primeiro e-mail, Takeshi Numoto enfatiza que a possível compra da Nintendo como uma forma “mais atrativa para aumentar a exposição e relevância aos consumidores” que o TikTok.
Aumentar presença no Japão ainda é desafio
Obviamente, a intenção em comprar a Nintendo é ampliar a presença da Microsoft no Japão, um dos mercados mais importantes para a indústria de games, mas dominado por Sony e Nintendo.
Aliás, na última sexta-feira (15), Phil Spencer publicou um vídeo falando sobre o retorno da Microsoft no Tokyo Game Show deste ano, que ocorrerá na quinta-feira (21).
Segundo Spencer, o Xbox tem um futuro brilhante no Japão, indicando que os fãs de jogos japoneses terão várias novidades nas plataformas da Microsoft.
Ainda sobre a Nintendo, bem antes de Phil Spencer transformar o Xbox, a Microsoft tentou comprar a empresa japonesa. Em 2000, a Microsoft tentou uma oferta, antes mesmo de lançar o Xbox.
Um dos criadores do Xbox, Kevin Bachus, que a equipe do Xbox foi obrigada pelo então CEO da Microsoft, Steve Ballmer, a se reunir com a Nintendo. O encontro era para uma possível compra, visando ampliar a divisão de games antes do lançamento do console. Contudo, Bachus afirmou que os executivos da Nintendo caíram na gargalhada após ouvir a proposta inicial.